O que é e como funciona o WhatsApp Pay? Entenda aqui!

25 de agosto / 2021 (atualizado)

O WhatsApp Pay consiste em uma nova forma de realizar transferência de dinheiro pelo aplicativo. Por meio desse recurso, é possível receber e mandar dinheiro para familiares e amigos. Para realizar esse processo, é necessário configurar um cartão de débito na plataforma.

É preciso ressaltar que essa nova função não apresenta taxas aos usuários para transferências nem para pagamento por meio do cartão de débito. Além do mais, os pagamentos são consultados a qualquer instante na parte de “pagamento”, em “ajustes”, na seção de configurações. Continue a leitura e saiba mais a respeito do funcionamento do WhatsApp Pay!

Como o WhatsApp Pay funciona?

As movimentações de dinheiro feitas no aplicativo serão consideradas transferências bancárias. Por essa razão, precisaram ser processadas por uma empresa especializada, no caso, a Cielo. No primeiro momento, têm acesso a solução clientes do Banco do Brasil, Mercado Pago, Next, Nubank, Itaú, Bradesco, Woop Sicredi ou Sicredi.

Assim, os bancos híbridos usam as tecnologias para facilitar a vida dos usuários. É válido destacar que a estrutura do programa de pagamentos é aberta, logo é permitido que outras instituições financeiras façam parte.

Assim, mesmo que o seu banco ainda não faça parte desse time, depois ele pode aderir a esse recurso, caso seja válido para os seus resultados. Ainda é preciso ressaltar que o WhatsApp Pay está ligado ao Facebook Pay. Desse modo, é necessário que o cliente cadastre um cartão de débito ou de crédito na plataforma antes de usar o recurso no aplicativo.

Porém, não é preciso ter uma conta no Facebook para realizar a configuração dos recursos de pagamento no WhatsApp. Os dois apps são interligados, fazendo com que toda a configuração do serviço seja realizada dentro do aplicativo de mensagens. No começo, não será possível utilizar essas opções por meio da versão web e desktop.

As transferências de valor entre pessoas físicas que apresentam contas pessoais no WhatsApp só são executadas a partir de cartões de débito. Já os de crédito são utilizados apenas para efetivar compras em contas empresariais que usam o WhatsApp Business. Há um limite de transferência de R$ 1000,00 por transações para as contas individuais.

O máximo que pode ser transferido por mês é de R$ 5.000,00. Não existe limite de valores de transações para organizações cadastradas no WhatsApp Business. Além disso, é preciso mencionar que as transações só são feitas em reais e dentro do país.

Quais são os riscos do WhatsApp Pay?

Realizar pagamento via WhatsApp Pay é algo muito simples e fácil, mas existem alguns riscos. Sendo assim, conheça os principais perigos que essa ação apresenta e como evitar prejuízos. Confira!

Perder o controle ao fazer pagamentos

Com esse meio de realizar pagamento ou transferência, se torna mais fácil perder o controle das contas, visto que você pode enviar dinheiro rapidamente para um amigo, não se atentando ao tanto que gasta. É preciso ter muito cuidado com isso, pois não é nada satisfatório ficar no vermelho. É fundamental ter um controle das contas, por isso a recomendação é registrar tudo e ficar atento aos gastos excessivos.

Gastar muito

A praticidade favorece o consumismo. Ao realizar um pagamento pelo próprio WhatsApp, se torna mais propício comprar em lojas e sair para passear. Com isso, as contas tendem a crescer, e o saldo, a diminuir. Sendo assim, a agilidade de fazer pagamentos propicia o consumismo. Muitas vezes, você não percebe que o dinheiro está indo embora, por isso é preciso cuidado com essa forma de pagamento.

Cair em golpes

O WhatsApp é uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil. Por isso, fica fácil a aplicação de golpes por meio dele. Com a pandemia, esses índices cresceram significativamente. Logo, é preciso tomar cuidado, uma vez que pessoas se passam por outras e solicitam dinheiro ou até mesmo roubar seus dados. É essencial ter muita atenção: você jamais deve passar seus dados para outras pessoas.

Muitos criminosos aproveitam da falta de conhecimento do usuário para aplicar golpes financeiros mais comuns. Por isso, desconfie de atitudes inesperadas. Caso receba alguma cobrança de banco, ligue para a instituição e confirme. É muito recorrente o envio de links e sites falsos nesse aplicativo. Ao acessar esses conteúdos, é possível que algum hacker tente roubar suas informações durante uma transação.

Como usar o WhatsApp Pay com segurança?

Apesar dos riscos oferecidos, é possível utilizar essa ferramenta com muita segurança, sendo necessário alguns cuidados. A validação do PIN é o sistema capaz de proporcionar a proteção necessária para as transações. Essa autorização parece com o código de segurança dos cartões de crédito, sendo muito importante e não deixando o processo demorado e lento.

Para que não surjam problemas, o usuário não deve compartilhar o código de confirmação do WhatsApp, o Pin do Facebook Pay e o código de verificação, além de tomar muito cuidado com os golpes de pessoas pedindo dinheiro e com a presença de links no momento de realizar a transação.

Quais as vantagens do serviço?

O WhatsApp Pay proporciona diversas vantagens para os seus usuários, tendo como principal finalidade facilitar o dia a dia das pessoas. É muito prático e fácil enviar dinheiro para um amigo usando essa ferramenta, eliminando a utilização de aplicativos de bancos.

Essa função vai agilizar muitas necessidades do cotidiano, pois você não precisará ir até um banco para sacar dinheiro. Caso deseje fazer um pagamento urgente, basta usar o aplicativo. Dessa forma, você dedica mais tempo para outras atividades importantes. Essa função surgiu para deixar os pagamentos mais ágeis e simples, sem maiores dores de cabeça.

Utilize o WhatsApp Pay com segurança para que não existam maiores contratempos. A nova função visa ajudar a vida do usuário, mas os golpes existem, sendo preciso muita atenção em qualquer situação suspeita. Entre em contato com quem está solicitando dinheiro para confirmar a necessidade. Além disso, fique atento às contas para não ficar no vermelho. Gaste o essencial e, em caso de necessidade, busque por auxílio.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para acessar nossa página do Facebook e saber mais a respeito de outros assuntos!

emDia

por emDia