Como consultar o CPF pelo nome? Descubra!

21 de junho / 2022 (atualizado)

O CPF é um dos principais documentos do brasileiro — chega a ser, inclusive, mais solicitado que o RG. Por exemplo, na hora de abrir uma conta bancária, pegar um empréstimo ou fazer um cadastro em uma loja, você vai precisar do CPF.

Quando o consumidor se torna inadimplente, o CPF fica registrado em empresas de proteção ao crédito. Se a dívida é com o governo, o documento também passa a constar no banco de dados do órgão credor.

Se você quer tirar dúvidas sobre possíveis dívidas, vamos ajudar. Confira, a seguir, como consultar CPF pelo nome!

O que é CPF e para que serve?

Antes de mostrar como consultar CPF pelo nome, vamos falar um pouco mais a respeito desse documento.

O CPF é o Cadastro de Pessoa Física, um documento emitido pela Receita Federal do Brasil (RFB) que serve, entre outras coisas, para identificação do cidadão contribuinte do Imposto de Renda.

Mas ele serve ainda para poder prestar concurso público, solicitar cartão de crédito, abrir conta em algum banco, fazer compras, matricular-se em uma faculdade etc.

Ele é formado por 11 dígitos. Além disso, o documento traz informações como nome, a data de nascimento do titular e a data de emissão.

Quais problemas posso ter com o CPF?

Diante de algumas irregularidades, pode ocorrer a suspensão ou mesmo o cancelamento do CPF. Por isso, é importante ficar atento a todos os dados contidos no documento, bem como renová-lo sempre que necessário.

Caso o cidadão tenha alguma pendência em seu nome, como uma dívida ou um protesto em algum cartório, terá restrições no CPF.

Também é preciso ficar atento a fraudes. Criminosos podem fraudar o CPF para fazer compras em nome de terceiros, por exemplo.

Quando é solicitado?

Como dissemos, o CPF é útil em diferentes situações. Assim, o banco pedirá o documento, caso o consumidor deseje fazer um financiamento ou empréstimo, por exemplo. O banco verifica se existe alguma dívida em seu nome como medida preventiva para controlar riscos de inadimplência.

Para fazer o cartão de uma loja, o documento fundamental que o atendente solicita é justamente o CPF do cliente. As lojas também costumam pedi-lo para análise de crédito, quando alguém vai fazer uma compra a prazo.

Além disso, quando o cliente vai pagar um produto em uma loja, o caixa costuma solicitar o número do documento para registrar na nota fiscal. Mas o consumidor só fornece se quiser, pois não há obrigatoriedade nesse ponto específico.

Como consultar o CPF pelo nome?

Vamos mostrar como consultar o CPF pelo nome. Só existem duas maneiras de fazer isso. Veja!

Receita Federal

A primeira opção é comparecer diretamente a um posto de atendimento da Receita Federal e pedir orientações sobre como realizar o processo.

Empresas conveniadas com birôs de crédito também podem fazer essa consulta, mas não têm permissão para mostrar os resultados para o consumidor. Elas podem realizar a consulta como análise de crédito do consumidor, ou seja, para verificar se ele tem dívidas não pagas em outras lojas.

Isso é possível porque os birôs de crédito têm dados recebidos de financeiras, bancos e lojas, que servem para dar suporte aos negócios.

Internet

Para fazer a consulta de dívidas pela internet, acessando o site da Receita Federal, é necessário ter os dígitos do CPF e a data de nascimento do titular.

O consumidor também pode acessar outros sites especializados em dívidas, para saber se tem pendências em seu nome.

Pela internet, não é possível fazer consultas de CPF usando somente o nome — é necessário sempre ter os dígitos.

Como negociar as dívidas ativas?

Se você descobrir que tem dívidas pendentes, o ideal é entrar em contato o quanto antes com os credores para negociar o pagamento. É interessante obter descontos e taxas de juros mais baixas. Para isso, é necessário ter uma contraproposta.

Para facilitar a negociação, você pode acessar uma plataforma especializada em mediação, que facilita a comunicação entre credor e devedor. Você pode conseguir descontos significativos e um prazo mais estendido.

Agora você já sabe como consultar CPF pelo nome. Procurar uma agência da Receita Federal é uma opção para o consumidor, mas você também pode fazer a consulta pela internet, indicando os dígitos e a data de nascimento.

Gostou do conteúdo? Convidamos você a conhecer outros conteúdos que elaboramos. Nossas publicações estão disponíveis no Facebook e Instagram!

emDia

por emDia