Como montar um home office barato?

18 de abril / 2022 (atualizado)

Saiba como montar um home office barato, funcional e com itens indispensáveis para o seu dia a dia de trabalho!

Nos últimos anos, cresceu o número de profissionais autônomos, freelancers, empreendedores e, inclusive, CLT que vivem a realidade do trabalho remoto. Ou seja, que cumprem os afazeres do emprego sem precisar sair de casa. Com isso, tornou-se frequente a procura por dicas de como montar um home office barato, confortável e prático.

É importante ter um local específico na residência para se organizar, manter o foco nas tarefas e garantir a produtividade ao longo do dia, não é mesmo? Por essa razão, trouxemos algumas sugestões que vão ajudar a planejar esse espaço com o melhor custo-benefício. Confira!

Como montar um home office barato?

A seguir, apresentamos dicas que envolvem não só a decoração e a mobília do home office, mas o aproveitamento do espaço e a personalização dele. Por isso, é bom ter atenção para garantir uma maior organização financeira na hora de montar o seu escritório em casa!

Evitar reformas no espaço

Definiu o canto do seu lar onde você montará o home office? Ao prepará-lo, é importante evitar reformas que envolvam obras, compra de materiais caros e a contratação de profissionais, como pedreiros, encanadores, eletricistas etc.

Isso tudo só vai encarecer a montagem do escritório, podendo estourar o seu orçamento e até gerar dívidas. Em vez disso, por que não manter firme o seu objetivo financeiro de poupar gastos desnecessários? Para tanto, algumas medidas se fazem necessárias, como:

  • usar papel de parede, em vez de pintar ou fazer novos revestimentos;
  • recorrer a extensores de tomadas, no lugar de mudar a instalação elétrica;
  • utilizar piso vinílico para cobrir o chão, não sendo necessário trocar o piso antigo;
  • aproveitar biombos para dividir o home office de outros espaços abertos, em vez de levantar uma ou mais paredes, ou instalar paredes falsas de PVC.

Apostar em móveis multifuncionais

Uma segunda dica de como montar um home office barato é apostar em um mobiliário multifuncional. Dessa forma, você não precisa comprar um móvel diferente para cada função específica, o que pode, inclusive, ocupar muito o espaço do escritório e prejudicar a iluminação e a circulação de ar nele.

Com apenas uma peça você já resolve os seus problemas. Um bom exemplo do que estamos falando é a escrivaninha com gaveteiros e nichos para equipamentos de computação. Ou seja, uma mobília três em um. Bem pensado, não acha?

Aproveitar o espaço vertical

Fora o que já foi dito, vale explorar o espaço vertical do home office com nichos e prateleiras. Essa é uma forma simples, mas extremamente eficiente, para você economizar com armários e gaveteiros. Isso porque, embora sejam úteis, eles não são baratos e ainda ocupam muito espaço — o que é um problema para locais compactos.

Já os nichos e prateleiras têm um preço bem mais acessível e são práticos de montar, dispensando equipe especializada para essa tarefa. Para completar, ainda cumprem com o mesmo objetivo dos armários e gaveteiros: o de armazenar desde livros e itens de papelaria até equipamentos eletrônicos com segurança, organização e praticidade.

Adotar uma decoração minimalista no home office

Não é porque o home office funcionará como um cômodo à parte do restante da sua casa que ele precisa ter uma decoração feita do zero ou com diversos elementos para diferenciá-lo da residência. Seguir por esse caminho significa só uma coisa: ter gastos desnecessários.

Uma boa sugestão é adotar a vertente de décor minimalista que preza por ambientes arejados, espaçosos e com bastante iluminação natural. Além disso, foca em locais com quantidade reduzida de móveis, paleta de cores mais neutras e claras, além de detalhes decorativos que o deixem aconchegante.

Invistir em DIY para dar um toque pessoal ao local

Para além do estilo de décor, você pode dar um toque pessoal a esse canto que será tão usado na sua rotina. E ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, não é preciso comprar acessórios de decoração caros e exclusivos para alcançar essa meta, viu?

Você tem a possibilidade de pesquisar por algumas tendências de Do It Yourself (faça você mesmo) para colocar a mão na massa e criar artigos de enfeite para o escritório, como vasos, quadros, porta-retratos etc.

Esses itens, inclusive, podem até fazer referências ao seu senso de humor e aos seus interesses, como horóscopo financeiro, literatura, cinema e assim por diante. A ideia é que, além de economizar nesse processo, você dê a sua identidade ao espaço, deixando o local mais confortável, acolhido e devidamente representado.

Quais os itens indispensáveis ao home office?

Agora que já falamos sobre como montar um home office barato, é importante destacar quais itens não podem faltar nele. Afinal, são esses elementos que vão impactar, na prática, a funcionalidade do local. Além de um bom computador e conexão de internet, veja nossa lista abaixo:

  • caixas organizadoras: para organizar documentos, arquivos e outros tipos de papeladas que você pode vir a consultar no futuro. Por exemplo, ao pesquisar sobre golpes financeiros e educação financeira;
  • cadeira de escritório: item fundamental para dar suporte adequado à sua coluna e à região cervical ao passar muito tempo em posição sentada. Assim, você evita dores musculares, desconforto nas costas e desgaste físico;
  • organizador de mesa: ideal para arrumar e categorizar com facilidade os itens de papelaria que você usa no dia a dia;
  • luminária de mesa (com luz amarelada): esse tom de iluminação aumenta a sua atenção nas leituras, especialmente no fim de tarde e período noturno, sem cansar a sua vista;
  • impressora multifuncional: para que você tenha como imprimir, tirar cópias ou digitalizar documentos do seu trabalho a qualquer momento.

Anotou as dicas de como montar um home office barato, bonito e funcional? Agora é hora de fazer adaptações a fim de montar o seu escritório em casa com o melhor custo-benefício. E o principal: deixando o espaço equipado para as suas responsabilidades, com o padrão de conforto necessário para o seu bem-estar e, é claro, um toque mais pessoal.

E já que estamos falando de como economizar, que tal conferir nosso artigo sobre como estabelecer e alcançar suas metas financeiras?

Gabriella Araujo

por Gabriella Araujo