Afinal, colocar cpf na nota aumenta score?

Afinal, colocar cpf na nota aumenta score?

compartilhe no facebook compartilhe no linkedin compartilhe no whatsapp compartilhe no twitter
Você já deve saber que para conseguir financiamentos, empréstimos e, até mesmo, fazer um novo cartão de crédito, é necessário ter uma boa pontuação no score. Tem gente que diz que colocar o CPF na nota aumenta score, mas será que isso é verdade? É fato que as instituições financeiras consultam o CPF antes de aprovar ou negar crédito para saber se você é realmente um bom cliente e consegue pagar as contas em dia. Assim, buscar uma pontuação alta nesse sistema é uma das principais maneiras de ter créditos aprovados. Já que a pontuação é muito importante para todos nós, preparamos este artigo para explicar se, realmente, dá para aumentar o score colocando o CPF na nota. Também apresentamos algumas dicas que ajudam a melhorar o seu crédito na praça. Continue lendo e confira!

Colocar CPF na nota aumenta o score?

A resposta é não! Colocar o seu CPF na nota fiscal no ato das compras não fará o seu score de crédito subir. Essa informação é válida apenas para a fiscalização de tributação fiscal, uma forma de contribuir no combate à pirataria, fraudes, emissão de notas frias, entre outros, mas não tem qualquer impacto positivo ou negativo no cálculo da pontuação. Ou seja, o score de crédito, realmente, é uma pontuação atrelada ao CPF, mas é calculada de acordo com o histórico financeiro do consumidor. Esses pontos variam entre 0 e 1.000 — sendo que, quanto mais próximo de 0, maior é a chance de inadimplência e a possibilidade de ter o crédito negado. Assim, para a análise de crédito e o cálculo do score, as empresas utilizam outras informações relevantes, como histórico de bom pagador, negativações, consultas, pagamentos em dia e crédito contratado.

RENEGOCIAR AS DÍVIDAS ATRASADAS É UM DOS MELHORES CAMINHOS PARA COMEÇAR A AUMENTAR O SEU SCORE. A EMDIA PODE AJUDAR COM ISSO!

Como aumentar o score?

Aumentar o score é a intenção de muita gente. Afinal, como dissemos, uma boa pontuação pode facilitar o acesso a empréstimos, financiamentos e cartões de crédito sempre que o consumidor precisar e com condições mais interessantes. Conquistar esse aumento é possível, mas isso não acontece de forma rápida e não existe uma receita pronta. Como o score é um reflexo do seu comportamento financeiro, algumas boas práticas são necessárias para garantir uma pontuação elevada. Confira as dicas!

Não deixe o seu CPF negativado

Caso você tenha feito dívidas e não conseguiu quitar o seu débito em dia, provavelmente, o seu CPF estará restrito. Para resolver o problema e regularizar o seu nome, entre em contato com a empresa responsável e faça a renegociação. Lembre-se de que não ter contas em aberto aumenta significativamente as chances de ter uma pontuação maior no score. Sem isso, dificilmente você conseguirá modificar a maneira como o mercado analisa o seu cadastro.

VOCÊ PODE RENEGOCIAR AS SUAS DÍVIDAS PELO SITE DA EMDIA. BASTA FAZER O SEU CADASTRO, CONSULTAR AS DÍVIDAS ABERTAS E INICIAR OS ACORDOS!

Pague as contas em dia

Se você deseja aumentar o seu score, essa deve ser uma prioridade. Isso porque, como dissemos, para calcular a pontuação, alguns fatores são levados em conta, como o histórico de dívidas, os compromisso com os pagamentos e até os hábitos de consumo em comparação à sua renda. Se você optou pela renegociação de dívidas, não atrase o pagamento das faturas. Escolha um acordo com as melhores condições e que esteja dentro do seu planejamento financeiro, para conseguir fazer a quitação até a data de vencimento estipulada.

Atualize os seus dados

Quanto mais informações o mercado tiver sobre você, maior será a confiança das empresas ao consultarem o seu histórico. Por isso, mantenha os seus dados sempre atualizados nos birôs de crédito. Verifique os seus dados pessoais, como nome completo e data de nascimento, pois, em algumas situações, por falta de informações precisas, o seu CPF pode ser suspenso.

Como funciona o cálculo do score?

Explicamos que existem vários fatores que são considerados na hora de fazer o cálculo do score de uma pessoa. Os birôs de crédito conferem um peso para cada um deles, obtendo a pontuação final que ficará registrada no CPF. Imagine como se fosse um gráfico que vai de 0 a 100. Cada um dos fatores representa um percentual a ser considerado nesse cálculo. Por exemplo, o compromisso com o crédito representa um determinado percentual. Assim, as pessoas que pagam as suas contas em dia já terão uma grande soma positiva na sua pontuação. Além de tudo aquilo que a gente já falou que é considerado para o cálculo do score, os birôs também podem analisar, por exemplo, a idade do consumidor. Isso porque os mais velhos têm uma vida financeira mais estruturada e tendem a apresentar uma pontuação mais alta. Os mais jovens, como estão iniciando a sua vida financeira, podem ter um score mais baixo, já que ainda faltam informações e dados sobre eles. Mas isso não é algo determinante, porque uma pessoa mais velha também pode estar coberta de dívidas, enquanto a mais nova tem uma boa pontuação no mercado.

De onde vem as informações para calcular o score?

Já que não é verdade que colocar o CPF na nota aumenta o score, você já deve ter concluído que as informações obtidas para fazer o cálculo da pontuação não vêm da quantidade de notas fiscais que você juntou ao longo do tempo. Na verdade, os birôs de crédito vão buscar esses dados em diferentes fontes, tanto públicas quanto privadas. Elas são disponibilizadas por bancos, empresas de cartão de crédito, instituições financeiras, órgãos de proteção ao crédito, empresas de telefonia, entre outros. Assim, todos os produtos ou serviços que você consome e utiliza e que estão relacionados ao seu CPF vão gerar algum tipo de informação. Se tudo estiver em dia, elas serão positivas, mas se houver algum tipo de atraso ou inadimplência, haverá cadastros negativos. De um jeito ou de outro, esses dados serão obtidos para fazer o cálculo da pontuação.

APROVEITE OS RECURSOS DO SITE DA EMDIA PARA MONITORAR AS SUAS DÍVIDAS E GARANTIR QUE ELAS ESTEJAM SEMPRE DENTRO DO PRAZO PARA MANTER O SEU CADASTRO POSITIVO.

Qual é um score considerado bom?

Explicamos que o score de crédito é medido de 0 a 1.000, e quanto maior, melhor! Para você ter uma referência, geralmente:
  • a pontuação de 0 a 300 é considerada muito baixa;
  • de 301 a 500 é considerada baixa;
  • de 501 a 700 já começa a ser uma boa pontuação, e aumentam as suas chances de conseguir crédito;
  • de 701 até 1.000 ela é excelente.
O vídeo a seguir explica um pouco mais sobre essas faixas de pontuação para você entender, de vez, como isso funciona. Veja só! https://www.youtube.com/embed/mtB1o2MD_Ns&list=PLE5RpAP6P4dXyGvxPrQX0CFID9wvZeOqM&index=3 Se você tem interesse em aumentar a sua pontuação, é fundamental movimentar o seu cadastro de pessoa física, mas sempre lembrando que é um mito a história de que o CPF na nota aumenta o score de crédito. O que funciona mesmo é manter as finanças em dia e ter atenção para não cair em golpes que prometem tirar o CPF do negativo de forma instantânea. Não se esqueça de que a emdia pode ajudar você a manter a sua vida financeira organizada. Acesse o site e saiba mais sobre os nossos serviços.
por Emdia