Está com um boleto vencido? Nós temos a solução!

11 de fevereiro / 2021 (atualizado)

O boleto vencido é um dos grandes problemas dos consumidores quando não conseguem manter um controle financeiro adequado. Além da dificuldade em pagá-lo, os juros e as multas geradas acabam desorganizando as finanças pessoais. Espera, você está desempregado? E agora? Não pagar as dívidas pode provocar a negativação do nome ou interrupção dos serviços.

Calma, que nós temos a solução! Por muito tempo, realizar o pagamento do boleto após o vencimento era uma dificuldade para os consumidores, por isso muitos adiavam esse problema. Contudo, esse impedimento deixou de existir com o novo sistema integrado de pagamento de boletos.

Desse modo, é fundamental evitar essa situação para não comprometer o orçamento no final do mês. Pensando nisso, vamos apresentar, neste artigo, as possíveis alternativas para o seu boleto vencido, destacando as nossas soluções de renegociação de dívidas. Que tal continuar acompanhando o post e ficar por dentro do assunto?

O que é um boleto vencido?

Apesar das diversas opções modernas de pagamentos, o boleto bancário ainda é um mecanismo de cobrança muito utilizado pelas empresas aqui no Brasil. Isso porque ele facilita as cobranças a distância, apresenta tarifas mais baratas e é acessível até mesmo para pessoas que não apresentam conta bancária ativa.

No entanto, deixar de pagar o boleto na data correta é uma situação bastante comum entre os consumidores, seja por distrações, seja por problemas de fluxo de caixa. E isso faz com que ele se torne um boleto vencido. Nesse contexto, consiste em um documento de cobrança bancária cuja dívida ainda se encontra em aberta. Em geral, ele é emitido por empresas e tem como devedor uma pessoa física.

O que acontece ao pagar um boleto vencido?

Há pouco tempo, só era possível realizar o pagamento do boleto vencido na instituição responsável por emitir o documento, por causa dos juros e das correções que precisavam ser acrescidos no título.

Contudo, desde 2018, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) implantou um sistema de cobrança com novas regras para pagar o boleto vencido, conhecido como Nova Plataforma de Cobrança. Isso aconteceu após a modernização do sistema de liquidação de boletos pelas instituições financeiras.

A obrigatoriedade do registro dos boletos fez com que os dados sobre esse documento se tornassem acessíveis para outras instituições. Dessa forma, mesmo após o vencimento, é possível pagar um boleto atrasado no caixa eletrônico de qualquer instituição, até mesmo pelo Internet Banking, sem precisar comparecer na agência bancária.

Tanto os juros do boleto vencido quanto a multa são calculados automaticamente no momento do pagamento, evitando a solicitação de uma segunda via. A iniciativa, além de evitar desconfortos aos clientes, impede pagamentos duplicados e previne possíveis fraudes.

Então, você já sabe, é possível pagar um boleto vencido. Não só pode pagar, como também pode realizá-lo no banco da sua preferência.

Posso negociar meus boletos?

Seja qual for a situação, se os seus boletos estão vencidos e você não sabe como resolver, vale a pena entrar em contato com a instituição que forneceu o produto e/ou serviço e negociar para pagar a sua dívida.

Por meio da negociação, é possível obter diversas vantagens, como juros menores, redução do valor final do pagamento, prazo maior para quitar o débito, nova data de vencimento dos boletos, entre outras.

Nesse contexto, podemos destacar a possibilidade de quitá-los na emDia. Somos uma plataforma digital de negociação de dívidas 100% online, que garante liberdade e flexibilidade para as pessoas colocarem seus débitos em dia.

Nós proporcionamos a solução de problemas da melhor forma possível, fidelizando nossos clientes durante a negociação de seus débitos. Ao utilizar os serviços da plataforma emDia, você conhece as alternativas disponíveis para o seu boleto vencido, avaliando todas as informações sobre os valores incluídos, como taxas, antes de fechar o contrato.

Funciona basicamente assim: você acessa o site, realiza seu cadastro e, em pouco tempo, consegue consultar seu CPF e verificar as dívidas existentes e que podem ser negociadas com a gente. Se houver dívidas, é só escolher o valor da parcela que consegue pagar e concluir os passos da contratação.

É importante ressaltar que, aqui na emDia, cada credor apresenta um direcionamento sobre o vencimento de seus boletos. Por isso, o melhor a se fazer é sempre evitar que eles passem do prazo estabelecido. No pior dos casos, a orientação é procurar os nossos canais de atendimento para entender a situação e não perder o acordo vigente.

Como evitar o vencimento dos boletos?

Para evitar esse tipo de situação, a dica é, primeiramente, estar atento às datas de vencimento desses documentos. Essa prática possibilita avaliar com antecedência medidas que possam ser aplicadas para que o documento não deixe de ser quitado por causa de esquecimento.

Uma dica importante é concentrar as datas de pagamento das suas prestações fixas em um mesmo dia, organizando seus compromissos financeiros. Além disso, pode deixar agendado logo que receber a cobrança, como também programar o débito automático em conta-corrente. Assim, você ganha tempo e evita perder dinheiro com juros de contas esquecidas.

Caso o atraso aconteça devido a problemas de caixa, o ideal é entrar em contato com a empresa credora antecipadamente, solicitar uma mudança na data de vencimento e ficar livre das dívidas por meio da negociação. Assim, o atraso não prejudica nenhuma das partes.

Outra estratégia para evitar o vencimento dos boletos é realizar o agendamento de pagamentos e acompanhar as dívidas por meio de ferramentas digitais que realizam o controle financeiro e podem auxiliar no cumprimento dos prazos definidos. Dessa forma, é possível planejar sua vida financeira conforme sua renda.

Colocando em práticas essas dicas, você garante o pagamento dos seus boletos em dia, evitando juros, multas, nome sujo e cortes de serviços básicos. Não se esqueça de que também pode contar com a ajuda de uma plataforma digital de negociação de dívidas, com toda praticidade e facilidade para pagar seu boleto vencido, certo?

Quer negociar suas dívidas agora? Acesse o site da emDia e saiba como nós podemos te ajudar.

Rodrigo

por Rodrigo