Filmes sobre dinheiro: 7 sugestões para melhorar sua vida financeira

19 de maio / 2022 (atualizado)

Os filmes sobre dinheiro são capazes de nos passar lições valiosas sobre ambição, responsabilidade, controle e planejamento financeiro.

Sabia que você encontra diversos filmes sobre dinheiro na Netflix, HBO Max, Star+ e outros serviços de streaming? Isso mesmo que você leu. Além de entreterem — que é uma característica-chave do cinema —, essas produções trazem histórias com ensinamentos importantes sobre a relação que o homem tem com ele.

Essas são lições valiosas que podem ser aproveitadas para melhorar e dar um gás na sua vida financeira. Por essa razão, trouxemos uma lista de longas que você vai curtir assistir e que vão dar uma nova perspectiva a você sobre assuntos importantes, como economia, investimentos, dívidas e afins. Confira quais são os filmes!

1. O Homem que Copiava

Começamos com O Homem que Copiava, que conta a história do humilde André, um rapaz que tem uma situação financeira complicada e poucas perspectivas de melhora. Porém, ao se apaixonar pela moça da casa ao lado, ele decide ostentar um padrão de vida que não tem, tudo com o objetivo de agradá-la e impressioná-la.

Para isso, ele passa a falsificar cédulas de dinheiro usando as habilidades gráficas que tem. Uma decisão que vai mudar por completo o futuro dele. Sem dúvidas, o entendimento e a aceitação da realidade financeira que se tem é o principal ensinamento do longa.

Onde assistir: Globoplay.

2. Parasita

Parasita, por sua vez, narra a história de uma família pobre que vê a oportunidade de melhorar a situação em que se encontra ao montar uma farsa para trabalhar na casa de uma família bastante rica. Porém, tudo sai errado, pois o plano deles não contava com a possibilidade de outras pessoas já estarem fazendo isso.

O ponto alto dessa produção é justamente a lição sobre a ideia do dinheiro fácil como a melhor solução para os problemas. Afinal, sem uma mudança de hábitos, um planejamento financeiro pessoal e um comprometimento da sua parte, nada muda.

Onde assistir: Globoplay.

3. Quem Quer Ser um Milionário?

Quem Quer Ser um Milionário? apresenta a vida de um jovem indiano que decide participar de um programa de TV que é capaz de transformá-lo em um milionário. Porém, quanto mais próximo ele se aproxima da última questão, mais os outros desconfiam da honestidade dele.

Esse é um dos filmes sobre dinheiro que discute a realidade dos golpes financeiros, as questões envolvendo preconceito de classe e como você pode lidar com a possibilidade de alcançar a tão sonhada liberdade financeira.

Onde assistir: Now.

4. Coco antes de Chanel

Coco Antes de Chanel é um dos filmes de dinheiro que traz uma história real. Ele mostra como a fundadora da Chanel, uma das marcas mais famosas do mundo, iniciou a própria empresa em uma época em que as mulheres não tinham muito espaço no mercado.

Para completar, ela também não contava com muito dinheiro ou contatos influentes. É um longa que fala sobre o poder de empreender e, em especial, de estabelecer um objetivo financeiro a longo prazo para, a partir do trabalho, conseguir alcançá-lo.

Onde assistir: Telecine.

5. Fome de Poder

Fome de Poder não fica atrás da nossa última indicação. Isso porque ele conta o percurso real de Ray Kroc, um homem que buscou expandir o próprio patrimônio com metas financeiras arrojadas. Tudo mudou para ele quando viu o sucesso de uma pequena rede de fast food, o McDonald’s, e decidiu investir nela a ponto de retirar os fundadores originais do negócio e ficar com a marca só para si.

Não é para menos que esse longa discute a importância de se ter visão de mercado e entender sobre negociações quando você quer investir e ver sua renda crescer.

Onde assistir: HBO Max.

6. Jobs

Jobs, como o título já entrega, é mais um dos filmes sobre dinheiro que aborda casos históricos. Dessa vez, o foco é a vida de Steve Jobs, um dos nomes responsáveis pela criação e a fundação da Apple. No enredo, vemos como ele se reinventou após largar a faculdade e decidir empreender no setor tecnológico com ideias inovadoras sobre computadores e celulares.

A trajetória dele não foi fácil, especialmente pela falta de organização financeira, mas ele alcançou o sucesso por não desistir dos objetivos que tinha, o que levou à criação de um império mundial. Certamente, essa é uma obra que mostra como a persistência é a chave para o sucesso e como você pode construir um patrimônio mesmo começando do zero.

Onde assistir: Netflix.

7. Wall Street – Poder e Cobiça

Para encerrar nossa lista de filmes financeiros há o Wall Street – Poder e Cobiça, um clássico dos anos 80 que discute como tema principal do enredo até onde vai a ganância por dinheiro. Para tanto, acompanhamos Bud em suas tentativas seguidas para ascender no mercado financeiro dos EUA.

Em um belo dia, ele consegue esse feito e passa a trabalhar secretamente com Gordon, um homem bastante rico que o estimula a passar por cima de qualquer princípio para obter informações privilegiadas que beneficiem a ambos no setor.

A partir daí, vemos como a falta de educação financeira (principalmente quando falamos de organização financeira) pode prejudicar qualquer um, mesmo que essa pessoa tenha alcançado um padrão de vida mais elevado.

Onde assistir: Star+.

Deu para ver que não faltam filmes sobre dinheiro, não é mesmo? O mais legal de tudo é que eles realmente se aprofundam a respeito de comportamentos negativos e positivos que as pessoas têm na vida financeira e como isso traz impactos a longo prazo não só para elas, mas para toda a família. Portanto, não deixe de assistir às produções que indicamos e aprender com todas as temáticas que elas abordam!

E já que estamos falando sobre aproveitar o lazer para conferir filmes que mostram como melhorar a relação com o dinheiro, que tal também assistir a uma série? A nossa sugestão é Billions, que conta a história do ambicioso Bobby e os erros que ele cometeu para alcançar o padrão de vida de um bilionário. O seriado já conta com cinco temporadas disponíveis na Netflix.

Curtiu a nossa lista de filmes? Então, compartilhe nas suas redes sociais!

Gabriella Araujo

por Gabriella Araujo