Saiba como resolver suas dívidas vencidas negativadas

15 de julho / 2020 (atualizado)

Em junho de 2020, o Brasil tinha 67% de famílias endividadas e 25% de inadimplentes. Ao lidar com dificuldades financeiras, muitas pessoas deixam de pagar suas contas antes do vencimento, gerando o efeito “bola de neve”. Se você se encontra nessa situação, é sinal que tem encarado dívidas vencidas negativadas.

Esses débitos são registrados no seu nome e atrelados ao CPF, causando grandes impactos no seu dia a dia. Portanto, é fundamental saber como solucionar o quadro para retomar o controle das suas finanças.

A seguir, veja como resolver suas dívidas vencidas negativadas com uma solução eficiente!

Entenda o que é uma dívida vencida negativada

Quando falamos em dívidas vencidas, é importante notar que há dois tipos principais. Há aquelas que são muito antigas, normalmente com mais de 5 anos. Elas já constaram no seu nome e, hoje, fazem parte do seu histórico.

Já as dívidas vencidas negativadas são aqueles débitos que não foram pagos dentro do prazo e que negativam o nome no presente momento. Ou seja, é o famoso nome sujo.

Uma dívida vencida negativada leva à inclusão do seu CPF nos birôs de crédito. Dessa forma, você passa a integrar a lista de consumidores inadimplentes.

Conheça os impactos dela na sua vida

Talvez não pareça tão grave, mas ter dívidas vencidas negativadas em seu nome é prejudicial para a sua vida. Na realidade, essa situação pode causar alguns transtornos que poderiam ser evitados.

A maior consequência é a dificuldade de acesso ao crédito, em suas diferentes modalidades. Aliás, isso tem a ver com a queda do score ou classificação de crédito. Como resultado, torna-se mais difícil realizar seus sonhos.

Se quiser trocar de carro ou conquistar a casa própria, por exemplo, será muito mais complicado diante desses débitos. Afinal, você pode representar um risco para a instituição de crédito, pois tem um comportamento inadimplente. Então, as chances de conseguir um empréstimo ou um financiamento diminuem consideravelmente.

Mesmo se a sua intenção for alugar, pode ser difícil conseguir isso. O proprietário tem o direito de recusar um contrato se o inquilino estiver com o nome nos serviços de proteção ao crédito. Já pensou ter dificuldades para se mudar por causa disso?

Essa situação também pode fazer com que você tenha o cartão de crédito negado ou, até mesmo, que não consiga realizar certas operações, como fazer um simples crediário. Além de tudo, existe também a questão do constrangimento, né? Ter o nome sujo não é desejável por ninguém e acaba gerando impactos no cotidiano.

Saiba como resolver as dívidas vencidas negativadas

A boa notícia é que você tem como resolver essa situação. O truque consiste em eliminar as dívidas vencidas negativadas. Para tanto, é necessário pensar na negociação dos valores.

A ideia é entrar em contato com os credores e acertar novas condições para realizar o pagamento dos valores em aberto. Assim, o débito deixa de existir e o seu nome pode ficar limpo novamente.

É muito importante prestar atenção aos valores que serão acordados, como o total de cada parcela e os prazos de pagamento. Essa atenção serve para garantir que o acordo realmente funcione para o seu orçamento e possa ser cumprido da melhor maneira, combinado?

Conheça a solução da emDia

Buscar ajuda para lidar com as dívidas vencidas negativadas é o caminho ideal. Por isso, o ideal é ter o apoio de uma plataforma que vai ajudar você a negociar de forma muito eficiente. Agora, essa solução tem nome: é a emDia!

Com essa alternativa, você consegue resolver a negativação graças a funcionalidades específicas. Veja como é essa opção e entenda como podemos ajudar!

Visualização rápida de todas as dívidas

Depois de fazer um cadastro que não leva mais que 3 minutos, há como acessar a plataforma de forma completa. No serviço, encontrará todas as suas dívidas atuais, reunidas na tela principal.

Isso é ótimo para que você tenha uma noção clara de quais são os seus débitos em aberto e de onde eles vêm. Isso é bem mais fácil que ter que procurar um por um, não é mesmo?

Intermediação do contato com os credores

Nossa atuação foca, principalmente, em “fazer o meio de campo” entre quem deve e quem cobra. Por isso, a sua comunicação com o credor fica simples.

Não é necessário passar longos minutos no serviço de atendimento ou ter a ligação redirecionada várias vezes. Já realizamos acordos prévios com os credores principais e, quando você entra na plataforma, praticamente tudo está resolvido.

Concessão de descontos no valor da dívida

Inclusive, a emDia se preocupa em facilitar a eliminação das dívidas vencidas negativadas. Para tanto, conseguimos descontos especiais, como o abatimento da maior parte dos juros.

Um débito que parecia muito grande e difícil de pagar se torna algo bem mais simples e capaz de se encaixar em seu bolso. Como consequência, há como fazer com que seu nome volte a ficar limpo.

Oferta de diferentes condições de parcelamento

Além disso, a emDia disponibiliza várias condições de pagamento, como características especiais de parcelamento. Se não puder pagar tudo de uma vez, há a chance de dividir o valor em prestações que se encaixam no orçamento.

Na prática, torna-se mais fácil incluir esse pagamento na sua rotina. Logo após a quitação da primeira parcela, a dívida já não consta mais no seu cadastro.

Facilidade de acompanhamento

Além de tudo, é uma forma de ficar sempre de olho no seu CPF e na situação do seu nome. Você poderá acompanhar quando um débito deixa de existir atrelado à sua identificação, graças à negociação.

Assim, é possível se planejar para realizar os sonhos que foram deixados em modo de espera quando a negativação aconteceu.

A resolução das dívidas vencidas negativadas é essencial para fazer com que o seu nome volte a ficar limpo. Se optar pelo parcelamento da negociação, tenha o cuidado de efetuar os pagamentos na data para evitar nova negativação, combinado?

Se quiser apoio especializado para lidar melhor com essa parte da vida financeira, venha conhecer o que oferecemos na emDia e comece a se livrar das dívidas agora mesmo!

 

Ir para o site da emDia

 

Marcella Menasce

por Marcella Menasce