Veja algumas dicas sobre como ser menos consumista

Veja algumas dicas sobre como ser menos consumista

compartilhe no facebook compartilhe no linkedin compartilhe no whatsapp compartilhe no twitter
Em algum momento da sua vida, você já comprou uma blusinha por impulso ou levou mais de uma peça da loja porque não conseguiu se decidir entre elas? Pois é, isso pode acontecer. Mas, se costuma fazer isso com frequência, provavelmente você pode ter tendência a ser um comprador compulsivo. Infelizmente, o consumismo é um problema que se tornou muito comum em nossa sociedade. Esse comportamento de comprar excessivamente e sem necessidade, motivado apenas por impulso ou desejo, é considerado destrutivo e afeta diversos fatores da vida cotidiana. Para impedir esse hábito, é necessário adotar algumas dicas de como ser menos consumista e controlar os gastos. Foi pensando nisso que preparamos este conteúdo para você, então continue a leitura e saiba mais!

Por que controlar seus gastos?

Administrar as finanças e fazer o dinheiro render até o final do mês, sem dúvida, é um verdadeiro desafio. Por isso, é indispensável controlar os gastos para conquistar seu sucesso nesse objetivo. É grande o número de pessoas que acabam comprometendo a renda com dívidas ou que deixam de honrar seus compromissos financeiros. Não é à toa que o endividamento e a inadimplência são problemas comuns entre os brasileiros. Nesse caso, traçar um plano de controle de gastos pode garantir uma maior segurança para os seus objetivos pessoais e orientar tudo o que é preciso ser realizado, além de organizar as suas despesas e atingir a tranquilidade financeira. Vale lembrar que a saúde financeira está diretamente associada à emocional e, por esse motivo, é importante cuidarmos muito bem de nossas finanças. Para isso, existem diversos hábitos e atitudes que você pode tomar para economizar e controlar os gastos, evitando as dívidas futuras e, até mesmo, o consumismo exacerbado.

O que fazer para não ser consumista?

Como dito, existem algumas dicas simples que podem ajudar você a ser menos consumista. A seguir, confira algumas delas!

Faça uma limpa nas redes sociais

As redes sociais, em especial o Instagram, tornaram-se praticamente um shopping virtual. Toda hora vemos anúncios de lojas, ofertas e dicas de consumo, o que acaba instigando o nosso desejo por alguns produtos. Portanto, a melhor maneira de não ser influenciado é fazer uma limpa em sua página e deixar de seguir os perfis que causam esse tipo de desejo. Além disso, evite ficar olhando as lojas online quando você está entediado. Isso pode levar você a comprar muitas coisas desnecessárias.

Evite algumas situações

A gente sempre acha que vai se controlar em um passeio pelo shopping, mas, nessa hora, confiar em nosso cérebro pode ser um grande erro. Afinal, ele tomará decisões baseado na emoção. Sendo assim, é imprescindível identificar quais são as situações que fazem você consumir de maneira impulsiva e evitá-las a todo custo. Dê preferência para ambientes sem apelo comercial quando for sair e evite os anúncios da sua loja favorita "só para ver uma coisinha".

Deixe seu cartão em casa

Outra dica de ouro para quem não consegue ser menos consumista é deixar o cartão de crédito em casa quando for sair. Isso faz com que você evite gastar mais do que o planejado. Além disso, quem utiliza o cartão de crédito tende a fazer compras bem maiores. É o efeito psicológico de seu uso, principalmente negativo para quem não tem controle financeiro. Nesse caso, deixá-lo em casa é a melhor opção!

Estabeleça metas financeiras

Criar metas financeiras para economizar também é uma boa alternativa para diminuir o consumismo. Assim, em vez de buscar satisfação pessoal em compras, você utiliza o seu dinheiro para coisas que realmente vão te deixar mais feliz e tranquilo. Nesse caso, toda vez que você se sentir frustrado por não fazer compras por impulso, vale lembrar que existem objetivos maiores a serem conquistados, como uma viagem dos sonhos ou um carro novo, por exemplo. O importante é saber o que priorizar!

Faça um controle financeiro rígido

Por último, e não menos importante, faça um controle financeiro rígido para ser menos consumista. Crie o hábito de anotar todos seus gastos e planeje o seu orçamento mensal. Dessa forma, ao final do mês, você perceberá os seus gastos invisíveis. Não se esqueça de que, com todo esse controle financeiro, fica mais fácil questionar se realmente vale a pena gastar por um desejo momentâneo de comprar.

O que dispara o seu lado consumista?

Em geral, as pessoas são treinadas para serem ávidas por novidades e a comprarem como fonte de prazer instantâneo. Por esse motivo, tornam-se mais propensas a manifestar seu lado consumista. As compras por impulso podem acontecer quando o consumidor identifica algo que desperta uma paixão especial. Afinal, esse comportamento proporciona momentos de prazer e, pelo menos temporariamente, alivia o estresse. Entretanto, essa válvula de escape pode acabar se tornando um novo transtorno quando feita de forma exagerada. Além disso, é importante ressaltar que os lojistas e os meios de comunicação tendem a explorar os impulsos que estão relacionados à necessidade básica de prazer instantâneo, principalmente por meio da publicidade. Por exemplo, um comprador em um shopping ou uma loja online pode não estar necessariamente em busca de um sapato novo. Porém, as vitrines chamativas são exibidas para estimular os compradores impulsivos a comprarem. A finalidade disso é substituir a razão pela emoção, uma vez que o lado consumista bloqueia os padrões normais de tomada de decisão no cérebro desses compradores em potencial. Assim, a atitude racional das ações dos consumidores é trocada por um momento irracional de grande autogratificação.

Como controlar o desejo de consumo?

Ser capaz de identificar suas motivações para o desejo de consumo e definir de que forma isso está afetando sua vida são os principais pontos para controlar o problema. Lembre-se de que o produto pode até ter um forte apelo emocional, mas é necessário que você seja racional. Pergunte a si mesmo se você precisa daquilo, se você tem condições de pagar e, principalmente, se aquele gasto vai prejudicar o seu orçamento. É importante ficar atento aos pensamentos sabotadores porque, na maioria das vezes, parece que determinado produto vai preencher uma necessidade da sua vida. E, na verdade, não é assim! Portanto, além de colocar em prática as dicas aqui mencionadas, planeje as suas compras, mude a sua mentalidade, liste as prioridades, desenvolva o consumo consciente e, se necessário, busque ajuda profissional. Esses comportamentos nos fazem repensar hábitos e realizar compras mais específicas e inteligentes. Assim, fica mais fácil abandonar as compras por impulso que acabam encalhadas no nosso armário e o hábito de consumo exagerado. Esperamos que tenha gostado do nosso artigo e aprendido como ser menos consumista. Então, para ficar por dentro de mais conteúdos como este, não deixe de seguir as nossas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram, no Twitter e no YouTube!
por Emdia