Montando uma decoração de festa infantil simples e barata

10 de maio / 2022 (atualizado)

Veja as melhores dicas para conseguir uma decoração de festa infantil simples e barata e saiba como reduzir os custos de forma criativa.

As crianças gostam bastante quando fazem festinhas para elas. O problema é que nem sempre temos dinheiro suficiente para investir nesses momentos de comemoração. Se a grana está curta por aí, que tal ler esse post e aprender como fazer uma decoração de festa infantil simples e barata?

Veja, a seguir, algumas dicas — ah, elas incluem também opções de cardápio, bolo e até atividades para animar o evento.

Faça um planejamento financeiro pessoal

O primeiro passo para realizar uma festa infantil simples, bonita e barata é efetuar um planejamento financeiro pessoal para saber o quanto pode gastar.

Você pode usar um aplicativo de organização financeira para pôr em dia suas finanças, não somente para fazer uma decoração barata para festa infantil, mas em qualquer outro evento e plano.

É necessário definir metas e um objetivo financeiro. Por exemplo, o objetivo é elaborar uma decoração de festa infantil simples, bonita e barata; as metas são as etapas que você deve seguir até alcançar o resultado final, ou seja, a festa pronta. Tais etapas envolvem a decoração do espaço, os enfeites da mesa, a produção de lembrancinhas, o cardápio e assim por diante.

Nada melhor que investir em educação financeira para que tenhamos controle sobre nossas finanças e saibamos direcionar com mais prontidão os recursos à nossa disposição.

Decida em qual local será a festinha

Depois de definido o orçamento, o próximo passo é decidir onde a festinha será realizada. Há quem acredite que, para ser gostosa, a festa precisa ser feita em um salão ou mesmo em buffet, mas isso não é verdade.

Optar pelo quintal de casa ou por um espaço público — como parques e bosques — também é uma excelente alternativa.

No caso de fazer em casa, a celebração pode ganhar um charme intimista e acolhedor. Já os espaços abertos são ideiais para temas como piquenique, por exemplo.

Há ainda a possibilidade de fazer a festinha na escola. Para tanto, é necessário conversar com a diretoria e se informar sobre a disponibilidade do local.

Para quem mora em condomínios, a solução pode ser simples, já que existem áreas comuns para aproveitar, como o salão de festas e a área de lazer.

Planeje sua decoração de festa infantil simples e barata

Vejamos algumas etapas a seguir para você montar sua festa infantil simples, bonita e barata!

Decoração do ambiente

Primeiramente, vamos considerar a decoração geral do ambiente, analisando alguns critérios:

Temática

Uma dica para não gastar muito é não apostar em personagens famosos. Produtos licenciados tendem a ser muitas vezes mais caros que os produtos sem licença. Para não gastar diretamente com os personagens verdadeiros, uma dica é substituir por elementos que evoquem o mundo deles:

  • flocos de neve (Frozen);
  • teias de aranha (Homem-Aranha);
  • morcegos (Batman);
  • capa vermelha (Super-Homem);
  • chapéu de palha (Chico Bento).

Você também pode investir em temas genéricos de contos de fadas, como casinha de chocolate, castelos, carruagens, varinhas de condão.

Balões

Os balões são quase indispensáveis em toda festa infantil. Eles podem ser usados em arcos desconstruídos, em formato de flores, cheios de gás hélio soltos no teto. Há ainda balões metálicos, com forma de coração, números e letras.

Se você não puder investir em um profissional ou empresa especializada em fazer decorações com balões, pode recorrer ao YouTube e assistir tutoriais com decorações mais simples, que podem ser feitas com ajuda da família e dos amigos.

Bandeirolas

Outra dica é colocar bandeirolas em uma festa infantil simples, bonita e barata. Elas podem ser feitas rapidamente e em diferentes cores. Também conseguem levar a mensagem de “Feliz Aniversário” e/ou o nome do aniversariante.

Painéis coloridos

Os painéis coloridos são uma boa opção para colocar atrás da mesa do bolo, servindo como fundo para as fotos dos aniversariantes. Ainda ajudam a ocultar paredes que estão precisando de pintura. O painel pode ser feito com papel crepom, balões, pallets e tecido.

Cortina de fitas

É possível fazer uma cortina de fitinhas em vez de um painel compacto. Assim, você pode criar, entre outras opções, uma cortina lisa com fitas presas umas ao lado das outras, combinando correntes de papel, fios trançados e outras coisas.

Para buscar inspiração, você pode visitar o Pinterest. Por lá sempre tem ideias criativas e originais, fáceis de serem adaptadas para sua realidade.

Mesa do bolo

A mesa recebe, além do bolo, é claro, boa parte da decoração, docinhos e lembrancinhas. Também é possível investir em enfeites infantis baratos para essa parte.

Uma boa ideia é colocar fotografias do aniversariante, família e amigos para compor a mesa. Outra ideia é aproveitar materiais recicláveis e transformá-los em decoração. Potes de palmito, garrafas vazias de cerveja e até latas de leite em pó podem ser repaginados e se transformarem em vasos para receber as flores da mesa.

Além disso, o bolo pode apresentar algum elemento interessante, como o próprio formato dele pode ser algo criativo, não necessariamente o retângulo ou círculo tradicionais. Além da velinha, topos de bolo feitos de papel também estão super em alta e dão um toque especial para a decoração.

Nos docinhos, que tal investir em toppers? Eles podem ser feitos à mão mesmo, usando cartolina, tesoura, palitinhos e cola. Fica um charme!

Criatividade é a palavra-chave para um enfeite de mesa de festa infantil barato. Com ela, você consegue excelentes resultados a custos baixos ou até mesmo zero, caso aproveite elementos que já tem em casa.

Em relação à cobertura da mesa, existem pessoas que acham melhor não usar saia ou toalha de mesa — mas, se quiser utilizá-la, pode aplicar TNT ou papel crepom.

Lembrancinhas

Para as lembrancinhas, você pode usar materiais recicláveis. As lembrancinhas podem ter alguma função, mas você pode utilizar balas e outras guloseimas. Não precisa criar ideias extravagantes em lembrancinhas que logo serão descartadas pelas pessoas.

Cardápio

Pense ainda nos comes e nos bebes oferecidos na festa. Há soluções simples e baratas que vão trazer alegria à criançada:

  • cachorro quente;
  • pipoca;
  • milho cozido;
  • macarrão;
  • hambúrguer;
  • batata frita;
  • brigadeiro;
  • cupcake;
  • salgadinhos;
  • lanche de metro;
  • pãezinhos.

Animação

É importante que a festinha infantil seja animada. Para isso, você pode fazer rodas musicais, tapete de brinquedos e brincadeiras diversas. Lembra das tradicionais corridas do saco, dança da cadeira, coelhinho sai da toca e outras? Que tal recorrer a elas para tornar a comemoração ainda mais divertida?

Com essas dicas, você consegue montar uma decoração de festa infantil simples e barata. Lembre-se de que a educação liberta. Logo, a educação financeira confere liberdade financeira. Assim, você vai conseguir sucesso em seus empreendimentos e não cairá facilmente em golpes financeiros.

Você curtiu nossas dicas? Gosta de se atualizar sobre finanças e assuntos relacionados. Vamos interagir nas redes sociais. Confira nossas publicações em formatos diferentes: siga-nos no Facebook e no Instagram!

Gabriella Araujo

por Gabriella Araujo