Conheça 5 famosos falidos e o que aprender com eles

07 de janeiro / 2022 (atualizado)

Veja 5 histórias de famosos que perderam o que tinham e se inspire na volta por cima de cada um!

À primeira vista, pode parecer estranho falar nisso, já que fama e dinheiro são duas coisas intimamente ligadas, mas famosos falidos existem, sim! E casos de pessoas que perderam grandes fortunas por conta do mal gerenciamento financeiro são mais comuns do que parece.

Isso porque ter uma organização financeira e reunir conhecimentos sobre gestão de dinheiro são coisas fundamentais para todos. Assim, é possível se planejar melhor e antecipar todos os gastos, de modo a não se enrolar com as contas e se endividar.

Com os famosos não seria diferente! Devido aos holofotes voltados para eles e muitos trabalhos sob a atenção pública, o dinheiro — que geralmente não é pouco — entra com enorme facilidade. Por conta disso, é difícil imaginar que eles também correm o risco de se endividarem e falirem, certo? Mas acontece bastante, especialmente quando não organizam sua vida financeira.

Quer saber um pouco mais sobre famosos falidos e entender o que podemos aprender com esses casos? Continue por aqui: separamos informações valiosas para você não errar!

Conheça 5 famosos falidos que fizeram sucesso, mas perderam suas fortunas

Os famosos falidos que mostraremos a seguir fizeram verdadeiras fortunas. Com muitos trabalhos e exposição da mídia, estavam no auge do seu sucesso! Contudo, por má administração dos seus investimentos, acabaram por perder todo o seu patrimônio. Isso trouxe endividamento e falência.

Quer saber como tudo aconteceu? Veja, a seguir, 5 histórias de famosos falidos!

1. Lindsay Lohan

Desde os 10 anos, Lindsay Lohan esteve diante dos holofotes. Já muito nova ela participou de séries e filmes, seu primeiro longa-metragem foi Operação Cupido, e a partir de então sua carreira foi só sucesso.

Com o decorrer do tempo, porém, a atriz passou a fazer papéis esporádicos e se envolveu em problemas com álcool e drogas. Foi presa e passou por internações na reabilitação. Com uma vida de luxo e envolvida em muitas polêmicas, chegou a gastar bem mais do que realmente havia juntado.

Suas dívidas quase alcançaram 1 bilhão de dólares! A artista conseguiu se reorganizar e pagou parte delas com uma doação de Charlie Sheen. Atualmente mora em Dubai, leva uma vida mais tranquila e distante de confusões. Mais recentemente, voltou ao mundo da música e retornará às telinhas com o lançamento de um novo filme da Netflix.

2. Nicolas Cage

O ator Nicolas Cage fez muito sucesso em vários filmes que protagonizou. Devido a isso, ao longo da carreira faturou milhões de dólares e foi até premiado com um Oscar de melhor ator em 1996.

Com o excesso de gastos em mansões, carros extravagantes e palácios de luxo, Cage acumulou uma dívida de aproximadamente 14 milhões em impostos e, por isso, precisou vender parte dos bens adquiridos para quitar algumas dívidas.

Hoje em dia, ele segue com a carreira de ator em projetos já anunciados para lançamentos. Cage não pretende se aposentar tão cedo! Ele entendeu que gastar sem o planejamento financeiro pessoal pode gerar sérios problemas — como foi com a sua quase falência.

3. Cida ex-BBB

Cida Santos foi a primeira mulher a ganhar o Big Brother Brasil. Seu prêmio foi nada mais, nada menos, que 500 mil reais — uma quantia bastante relevante em 2004. Ao término do programa, conquistou notoriedade e foi chamada para trabalhar em projetos no meio artístico, mas optou pela vida longe das câmeras. A ex-BBB realizou seu sonho da casa própria, assim como para sua irmã, além de ajudar outros familiares.

Após ser fiadora de uma ex-assessora, no entanto, Cida acabou sendo acionada pela Justiça por não pagamento. Por isso, perdeu sua casa luxuosa em Mangaratiba — a qual foi a leilão.

Nos dias de hoje, a ex-BBB vive com seu marido e filhos em uma casa simples. Ela conta que aprendeu a não confiar em pessoas erradas que agem de má-fé, aproveitando-se da sua bondade.

4. Dado Dolabella

Dado Dolabella é muito conhecido pelo talento diante das câmeras, e suas atuações lhe renderam cachês incríveis. Além de ganhar fama nas novelas, no entanto, virou notícia também por acusações de agressão física contra namoradas.

Ele participou e ganhou a edição de estreia de A Fazenda, reality show da rede Record. Em 2017, foi preso, mas logo saiu ao pagar mais de 190 mil reais de pensão alimentícia. Depois de acumular uma dívida por volta de 420 mil reais, acabou sendo declarado como falido.

Após muitas polêmicas, Dolabella optou pelo veganismo e diz que tem se tornado uma pessoa melhor nos últimos anos, mesmo que ainda colha frutos de suas ações irresponsáveis. O ator está em busca também de organizar a vida financeira para se manter em paz, sem novos sustos.

5. Gretchen

Maria Odete Brito de Miranda ou, como é popularmente conhecida, Gretchen, é a eterna rainha do rebolado. Nos anos 1980, ela fez grande fama e fortuna, sempre foi bastante requisitada e correu atrás de ser reconhecida por seu talento — e conseguiu!

Não há sequer uma pessoa que escute sua música “Conga” e não se lembra dessa figura do mundo artístico. Antigamente, não se falava muito sobre o que é educação financeira, por isso ela passou por sérios problemas com a falta de dinheiro — apesar de ter ganhado muito.

Gretchen deu a volta por cima e contou com a ajuda dos filhos, traçou metas financeiras e aprendeu a organizar essa área em sua vida. Hoje, investe no setor imobiliário e tem conseguido retornos favoráveis.

Invista em sua educação financeira

Gastar mais do que ganha e se enrolar em dívidas é um erro comum — seja para quem é famoso ou não. Assim como os famosos falidos listados acima, entre outros não mencionados, você pode passar por situações complicadas em sua vida, seja por falta de planejamento, seja pelo acúmulo de dívidas. Nesse caso, é importante que avalie com precisão o cenário em que se encontra e busque os conhecimentos adequados sobre educação financeira.

Não é necessário ser rico para pensar sobre essa forma de administração. Você pode fazer isso em casa, com as contas do dia a dia, por exemplo. Faça um planejamento de finanças para casal. Se já tem pendências, não deixe que se acumulem. Opte pela renegociação de dívidas, sobretudo se tiver ajuda de uma empresa especializada nessa atividade.

Quando se fala em organização financeira, não deixe para depois: busque por plataformas ou profissionais que possam instruir você da melhor maneira possível. Estude de que maneira você pode pagar suas contas, sem deixar que o problema aumente e vire uma bola de neve. Você pode fazer bem diferente desses famosos falidos e manter uma boa relação com a forma como lida com seu dinheiro!

Agora que já sabe um pouco sobre alguns famosos que perderam tudo, que tal compartilhar nosso post em suas redes sociais? Dessa forma, você estimula outras pessoas a aprenderem sobre educação financeira e não se endividarem!

Gabriella Araujo

por Gabriella Araujo