O que significam os números do cartão de crédito

O que significam os números do cartão de crédito

compartilhe no facebook compartilhe no linkedin compartilhe no whatsapp compartilhe no twitter
Mesmo que seja comum o uso do cartão de crédito, muitas pessoas ainda não entendem como ele funciona ou o que significam os números e as marcações que existem nele. Os cartões de créditos apresentam uma sequência de números que obedecem às regras criadas pela norma ISO 7.812 de 1989, da Organização Internacional de Padronização (ISO). Na realização de uma compra, cada um dos algarismos informa algum dado. Mas para que servem esses números? Quais são os dados que estamos fornecendo a outros na realização de compras? Leia este artigo para compreender os números do cartão de crédito e identificá-los com mais facilidade!

Para que servem os números do cartão de crédito?

Um cartão de crédito conta com 16 dígitos, separados em 4 colunas de 4 números, para ser identificado. Em alguns casos, a composição pode ser de 14 ou 15 dígitos, como em cartões da Amex ou da Diners. Eles geralmente se encontram na frente do cartão, mas há casos em que eles são encontrados no verso. Agora, os mais moderninhos, nem número estampado no cartão físico tem. Essa informação fica somente no app do banco. Os primeiros seis números do cartão de crédito indicam a bandeira e o emissor. A bandeira é determinada, especificamente, pelo número inicial, como:
  • Visa: número 4;
  • Mastercard: números que vão de 51 a 55;
  • Elo: número 5 ou 6;
  • American Express: número 34 ou 37.
Do segundo ao sexto dígito é apontada a instituição financeira responsável pela emissão do cartão. Os nove algarismos seguintes indicam a conta e o cliente aos quais o cartão está vinculado. Já o último dígito do cartão é o verificador, calculado a partir do número da conta bancária. Então, no caso de o titular digitar alguns números do cartão de crédito incorretamente, ou, em uma situação rara, a maquininha fizer uma leitura falha de algum dígito, o cartão não será validado. O último dígito impedirá a transmissão errada dos dados de um cartão, pois ele serve justamente para a autenticação dele. As mesmas regras se aplicam aos cartões de crédito virtuais. Tendo acesso a um cartão virtual por meio de aplicativo de banco ou internet banking, é possível visualizar a imagem de um cartão, como se fosse o original, mas com números diferentes. Tais números são alterados a cada compra realizada para que as transações online possam ser mais seguras e as possibilidades de clonagem sejam reduzidas.

Quais as outras informações padrões do cartão de crédito?

Além dos 16 números do cartão de crédito, há outras informações importantes constando nele. Começando pelo nome completo do titular, que pode estar com algum sobrenome abreviado. Nas compras online, em que o nome do titular é sempre solicitado, há a necessidade de digitar o nome exatamente como ele foi impresso no cartão de crédito. O cartão tem uma data de validade que mostra quando ele será expirado. Geralmente, a data vem no formato de mês e ano, com dois dígitos cada e separados por uma barra, por exemplo: 06/22. Quando esse prazo vence, pode existir a necessidade de fazer uma solicitação, mas o mais comum é que os bancos enviem ao titular um novo cartão, de forma automática. Com a chegada do novo cartão, é preciso realizar um desbloqueio. Para isso, basta ligar no número de telefone indicado no próprio cartão ou desbloquear via aplicativo. Nos cartões de débito ou múltiplo, também estão presentes o número da agência e da conta bancária do titular, bem como o CVV. Essas informações podem ser encontradas na frente ou no verso do cartão.

O que seria o Valor de Verificação de Cartão (CVV)?

O Valor de Verificação de Cartão (CVV), ou Código de Verificação de Cartão (CVC), são os três dígitos cuja função é criar uma camada extra de segurança. Em geral, eles ficam na parte de trás do cartão físico, mas podem ser encontrados na frente também. Se o seu cartão possui uma versão virtual, aquela que pode ser gerada e acessada pelo celular, o CVV também tem 3 dígitos, mas eles são diferentes do CVV do cartão físico. É muito importante manter o CVV protegido, então não poste fotos ou prints desse número nas redes sociais, nem compartilhe com as pessoas. Ao utilizar o cartão de crédito em estabelecimentos físicos, não há a necessidade de utilizar o CVV, pois ele sequer é reconhecido pela leitura magnética da máquina de cartão. Já na finalização de compras realizadas pela internet, ele é sempre necessário e usado como um substituto da senha aplicada nas maquininhas, oferecendo a mesma proteção. Esse código não traz registro em outro lugar, além do próprio cartão, isso significa que ele não vai em recibos depois que as compras são realizadas.

Quais os cuidados com compras com o cartão pela internet?

As compras pela internet estão cada vez mais comuns, bem como as violações de dados nas compras virtuais. Para você não abrir mão da comodidade das compras online, nem da segurança de seus dados, vale a pena tomar algumas medidas para proteger o seu cartão.

Invista no uso do aplicativo e do cartão virtual

Utilizar o cartão virtual pode ser uma das formas mais seguras de realizar compras online. Se você tiver acesso ao app de seu banco, invista nessa medida. Acessando o aplicativo do banco, é possível acompanhar os lançamentos feitos na fatura, controlar o limite de gastos disponível e ainda contar com a opção de bloquear ou desbloquear o cartão quando bem entender, evitando “comprinhas surpresas”.

Use o cartão virtual temporário

Algumas instituições financeiras ainda oferecem um cartão virtual temporário, que pode ser utilizado apenas uma vez e dá a você a possibilidade de apagar todos os dados do cartão aplicados na compra.

Não salve dados do cartão em sites ou aplicativos

Melhor do que o cartão temporário, é adotar a prática de não salvar os dados das compras nos sites ou aplicativos em que elas foram realizadas. Salvar os dados pode trazer comodidade, mas não proporciona muita segurança, então recomendamos que você desabilite o preenchimento automático do seu navegador, assim que possível. No caso de qualquer transação suspeita, informe a situação à instituição financeira com antecedência. Os números do cartão de crédito são encontrados na mesma sequência de informações em qualquer canto do mundo. Agora, você pode realizar as suas compras em qualquer lugar, com mais conhecimento e segurança! Gostou do nosso post? Então, confira mais algumas das nossas dicas para usar o seu cartão de crédito com tranquilidade, dentro ou fora da internet!
por Emdia