Conheça 4 dicas divertidas do dia a dia para aprender finanças!

16 de agosto / 2021 (atualizado)

Não é nada legal terminar o mês no vermelho, concorda? Mas, se você aprender finanças, isso não será mais um problema em sua vida. Assim, vai poder controlar melhorar suas contas e ter tranquilidade no dia a dia. Para tanto, basta conhecer conceitos de planejamento, despesas, fluxo de caixa e orçamento.

Acha tudo complicado? Saiba que não é o seu caso apenas: grande parte dos brasileiros apresentam dificuldades em lidar com questões financeiras. Desse modo, é básico que crianças, jovens e adultos recebam as corretas orientações.

Sendo assim, continue a leitura e conheça 4 dicas divertidas do dia a dia para aprender o assunto!

Por que é importante aprender sobre finanças?

Aprender finanças é algo essencial, já que o dinheiro faz parte da nossa vida. Ele é fundamental para conseguirmos coisas básicas para a nossa sobrevivência, como alimento, roupa e moradia. Além, é claro, de nos darmos alguns luxos.

Nesse sentido, quem não compreende de fianças fica refém do endividamento e não consegue realizar bons investimentos. É preciso ressaltar que nem toda pessoa com carro e casa luxuosa sabe bem de finanças ou é mesmo rico. Ela pode apresentar diversas dívidas, inclusive.

Com um bom conhecimento de finanças você terá um olhar mais atencioso na realização de compras e evitará gastos desnecessários. Também poderá fazer boas aplicações pessoais, o que vai lhe trazer mais segurança a médio e longo prazos.

Então, como aprender finanças com 4 dicas divertidas?

Devido à pandemia enfrentada em todo o mundo, foi preciso se reinventar em diversas áreas. Nas finanças isso não foi diferente, já que é um assunto muito pertinente e necessário hoje em dia. Por esse motivo, veja como aprender finanças de forma divertida e didática!

1. Jogos de tabuleiro

Os jogos de tabuleiro são conhecidos por diversas gerações e permitem reunir pessoas com diferentes idades. Um exemplo é o Banco Imobiliário. Esse modelo de jogos pode estimular a capacidade de negociação e raciocínio dos competidores.

Durante a partida, é possível entender o objetivo de um bom planejamento financeiro e como realizar bons investimentos. Normalmente, esses jogos reúnem pessoas com idades distintas. Por isso, as crianças também podem compreender melhor o mundo dos negócios.

Então, que tal chamar o pessoal de casa para brincar de Banco Imobiliário? Vocês aprendem sobre finanças brincando, de verdade!

2. Quiz na internet

Com a finalidade de ensinar a educação financeira de maneira leve e descontraída, algumas plataformas na internet criam conteúdos relevantes. Várias páginas oferecem quizzes, livros de atividades e desenhos. Isso facilita o entendimento e você consegue guardar as informações importantes.

Dessa forma, esse tipo de abordagem pode ser realizado com crianças e adultos e, assim, fazer com que eles reflitam a necessidade de um planejamento financeiro. Nas plataformas online, ainda é possível encontrar dicas e orientações para aprender finanças de maneira satisfatória. Logo, o momento de isolamento se torna também de aprendizagem e crescimento.

3. Filmes

Diversos desenhos e filmes podem ser fonte de aprendizado. E em época de pandemia essas produções começaram a ser mais procuradas Desse modo, dicas de educação financeira e como economizar estão presentes em muitas obras.

Atualmente, os filmes são capazes de influenciar a sociedade. Com isso, os autores estão sempre transmitindo algo que possa contribuir para o seu crescimento. Alguns exemplos clássicos são: O Lobo de Wall Street, O Poderoso Chefão, A Grande Aposta, entre outros.

4. Simulações de compras

Aquela prática de encher o carrinho virtual de compras e não finalizar pode ensinar muito sobre finanças, sabia? Antes de gastar no shopping de sua cidade, você pode simular as compras pelo seu smartphone ou computador. Desse modo, poupa dinheiro e aprende a melhor maneira de deixar esse processo mais otimizado.

Quais são as vantagens de aprender sobre finanças?

É muito vantajoso aprender finanças. Já pensou quantos contratempos seriam evitados ao ter o dinheiro certo no final do mês para pagar coisas básicas? Por essa razão, é importante ficar de olho nas dicas que encontramos no nosso dia a dia. Elas são capazes de ajudar o nosso bem-estar e desenvolvimento. Veja a seguir as razões para ficar por dentro desse tema!

Vida mais tranquila

Quem não entende nada sobre finanças acaba gastando mais que o necessário. Assim, se preocupa mais com as dívidas que aparecem e não se encerram. Porém, ao aprender o tema, você garante uma vida equilibrada. Os gastos começam a ser conscientes, visto que as compras são realizadas conforme as suas necessidades.

Fazer uma eficiente gestão financeira de sua vida é conhecer melhor as suas despesas e perceber que o dinheiro tem um valor limitado. Por isso, com menos dores de cabeça em relação a cartões, dívidas e aplicações financeiras, você tem mais disposição para aproveitar a vida com a família.

Menos estresse

A educação financeira faz com que as pessoas realizem investimentos mais seguros e conscientes. Você conseguirá enxergar boas oportunidades de compras sem precisar desembolsar muita grana e saberá poupar no momento certo.

Sem compreender o assunto, fica mais fácil se estressar durante o dia ou no fim do mês. Mas conseguir contornar situações que podem ocasionar prejuízos evita esses eventos. Isso só será possível se você souber boas estratégias.

Por esse motivo, é muito vantajoso ter atenção aos ensinamentos passados por pessoas que compreendem bem o assunto e que são capazes de transmiti-los. Não vale a pena passar raiva com algo que pode ser resolvido em poucas horas de aprendizado, certo?

Redução do consumismo

Quando você entende importantes pontos da parte financeira de sua vida, tem um melhor controle de seu orçamento doméstico e consegue cortar gastos desnecessários, fazendo com que o seu dinheiro renda mais.

Evitar compras supérfluas melhora (e muito!) a sua vida, você se torna menos dependente e consegue investir em algo que permita seu desenvolvimento financeiro e lhe traga mais propósito.

O consumismo exagerado é o inimigo de todo mundo. E ficar sem dinheiro não é nada legal. Pensando nisso, os cartões precisam ser usados de forma consciente, pois seus juros podem afetar sua qualidade de vida e da sua família. A educação financeira ajuda a compreender melhor isso.

Viu só como é imprescindível investir tempo e esforço para adquirir mais conhecimentos financeiros? Assim, você será capaz de elaborar um bom planejamento e ter maior controle das suas contas. O fato é que aprender finanças melhora sua qualidade de vida, além de trazer mais possibilidades.

E então, pronto para colocar a mão na massa? Que tal começar pelo canal emDia no YouTube? Por lá publicamos vídeos esclarecedores que poderão ajudar você na missão de aprender sobre finanças!

emDia

por emDia