Como crescer na carreira? Comece a planejar com as nossas dicas!

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Podemos imaginar que o profissional faz mais cursos e se prepara para as oportunidades. Ok, essas iniciativas são realmente importantes. A questão é o “como” — o caminho que ele percorreu para chegar lá. O primeiro grande passo já podemos adiantar: fazer um planejamento de carreira. Inclusive, é exatamente sobre isso que vamos falar neste post. A seguir, entenda melhor o que é planejamento de carreira e a sua importância, conferindo também dicas para saber por onde começar e como definir os seus objetivos. Continue a leitura!

O que é planejamento de carreira?

Imagine como estará a sua vida profissional daqui a 5, 10 ou 20 anos. Imaginou? Pronto! Você já conseguiu dar o primeiro passo para criar o seu planejamento de carreira. Afinal, ele começa exatamente na projeção do que se quer alcançar. Para isso, é preciso identificar onde você está, aonde quer ir e o que precisa fazer para chegar lá. Ou seja, como subir de cargo e atingir as suas metas. É importante, porém, não confundir o planejamento com o plano de carreira. O primeiro se refere à idealização de uma direção a ser tomada para conseguir atingir os objetivos traçados. No planejamento, você estabelece as etapas que deve percorrer para chegar a determinada empresa, situação financeira ou posição. Já o plano de carreira diz respeito a um benefício que a empresa oferece aos colaboradores, como as promoções em níveis (júnior, pleno, sênior etc.).

Por onde começar o planejamento para crescer na carreira?’

Como dito, o primeiro passo para começar um bom planejamento de carreira é saber exatamente aonde você quer chegar. A partir disso, será possível definir as etapas pelas quais é necessário passar para alcançar esse objetivo. A seguir, veja como você pode fazer isso!

Delimite o seu objetivo

É muito importante que o seu objetivo seja o mais específico possível para que você tenha clareza dos caminhos a seguir. Então, pense no que você quer para a sua carreira. É uma promoção? Uma vaga em uma grande empresa? Uma mudança de área?

Identifique quais são os seus pontos fortes e fracos

Essa análise tem muito a ver com o autoconhecimento. Se o seu objetivo for ocupar uma vaga específica, por exemplo, avalie as habilidades e as competências necessárias. Em seguida, identifique quais delas você já domina e quais precisam ser reforçadas.

Pense em como você vai desenvolver as competências necessárias

Após identificar as habilidades e competências a serem desenvolvidas para atingir o seu objetivo — como subir de cargo —, é preciso definir de que forma fazer isso. Você pode trabalhar esses aspectos por meio da leitura de livros, da matrícula em cursos livres, de treinamentos ou de especializações, por exemplo.

Tenha empatia

Entender como crescer na carreira envolve conhecer as direções que você deve tomar, como dito. Mas, além disso, é importante ter a consciência de que você não vai conseguir chegar lá sozinho. Para ser bem-sucedido em uma empresa, é fundamental ter empatia pelos colegas de trabalho. Afinal, não basta ser altamente eficiente. É essencial ter inteligência emocional ao lidar com os relacionamentos. Para isso, busque desenvolver a capacidade de ouvir e de compreender as necessidades do outro.

Tenha disciplina

De nada adianta elaborar um planejamento de carreira perfeito se você não estiver disposto a passar pelas etapas necessárias. Por isso, quando se fala em como crescer na carreira, não há como não mencionar a necessidade de ter disciplina ao ir atrás dos seus sonhos. Para se manter com foco e motivação em direção aos seus objetivos profissionais, é aconselhável adotar a mentalidade de aprendizado contínuo. Além disso, vale a pena pensar em como desenvolver as habilidades profissionais para se atualizar em relação às tendências do mercado atual.

Estude sempre

O aprendizado é parte integrante da evolução profissional. Nesse sentido, é importante ter em mente que apenas o diploma da graduação não é suficiente. Na prática, ele deve ser visto como a base para a construção da sua carreira. Dessa forma, enriqueça o seu currículo com cursos de extensão e com a participação em eventos. Essa é a melhor maneira de se desenvolver profissionalmente, acompanhando os avanços na área.

Defina os custos do seu projeto

Nessa etapa, é recomendável fazer o levantamento das contas para saber quanto o seu projeto de investimento na própria carreira vai custar. O ideal é incluir todos os gastos que você conseguir prever e adicionar um valor extra para situações inesperadas.

Considere as condições financeiras para investir na carreira

Complementando o tópico anterior, o planejamento financeiro é parte fundamental do planejamento de carreira. Ambos devem andar lado a lado. Até porque de nada adianta projetar a realização de cursos, por exemplo, se você não conseguir arcar com as despesas. Para isso, o ideal é organizar as suas contas, combinado? Uma boa dica é fazer um levantamento da sua atual condição financeira e verificar se há alguma pendência que possa impedir a concretização dos seus sonhos. Localizou? Para sair dessa situação, você pode negociar as suas dívidas.

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Estabeleça a duração e as metas

Avalie o tempo necessário para atingir o seu objetivo principal. Para não perder o foco, uma ideia interessante é criar pequenas metas a serem concluídas até chegar ao final do seu planejamento de carreira. Assim, se você decidir fazer uma pós-graduação online, por exemplo, verifique a duração do curso e use essa informação para delimitar os próximos passos. Após finalizar essa etapa, você já poderá pensar em novos objetivos, sempre focando o seu propósito maior.

Persista em seus objetivos

Acreditar na realização dos seus sonhos e ter foco e resiliência é muito importante para alcançar o sucesso em qualquer desafio — como crescer na carreira e ocupar posições profissionais mais elevadas. Então, não desanime!

Como estabelecer os objetivos para escalar degraus na sua profissão?

Para entender como subir de cargo, é válido definir objetivos de curto, médio e longo prazo antes. Essa classificação em períodos torna possível chegarmos aonde queremos, já que é difícil lidar com objetivos que, por vezes, não poderão ser alcançados em um intervalo de tempo reduzido. Nesse sentido, a regra de ouro é: os objetivos precisam ser atingíveis e, para isso, é necessário haver condições reais. Ou seja, dependendo do propósito definido, além das condições financeiras, pode ser preciso dispor de mais tempo para alcançá-lo. Então, dividindo-o em prazos diferentes, tudo se torna muito mais fácil. Vamos esclarecer isso melhor? A seguir, veja as diferenças dos prazos que devem ser determinados em um planejamento bem-feito.

Curto prazo

Os objetivos de curto prazo são aqueles pensados para um futuro próximo e que serão atingidos em, no máximo, dois anos. Alguns exemplos são: matricular-se em um curso de curta duração, viajar ou quitar a dívida com o cartão de crédito. Inclusive, nessa classificação, também entra tudo que foi pensado para o seu planejamento anual.

Médio prazo

Os objetivos de médio prazo são aqueles a serem atingidos entre dois e cinco anos. Como exemplos, podemos citar:
  • fazer um mestrado;
  • aprender um novo idioma;
  • trocar de carro;
  • demais ações que exijam um pouco mais de tempo e programação.

Longo prazo

Já os objetivos de longo prazo são aqueles a serem alcançados lá na frente — que precisam de 5 anos ou mais para serem atingidos. Bons exemplos são um curso de doutorado (alguns têm duração de 5 anos) ou a aposentadoria. Como vimos, dependendo do propósito, é necessário estabelecer um prazo para concretizá-lo de maneira realística. Nesse caso, uma boa alternativa é utilizar o modelo SMART no planejamento.

O que é o modelo SMART?

A palavra "SMART" é o acrônimo que identifica as características de metas bem planejadas. A seguir, veja ao que cada letra remete em inglês!

Specific (específico)

O seu objetivo deve ser específico. Por exemplo: você é um analista e deseja ocupar um cargo de coordenação.

Measurable (mensurável)

Para alcançar o seu objetivo, é preciso estabelecer metas, mas elas só farão sentido se puderem ser medidas. Por exemplo: você tem a intenção de comprar um imóvel (meta genérica). Então, precisa juntar R$ 250 mil para comprar um apartamento até 2035.

Achievable (alcançável)

Como dito, os objetivos devem ser atingíveis. Isso significa que não se deve dar um passo maior que a perna.

Realistic (realista)

Diferentemente do “alcançável”, o objetivo realizável é aquele realista. Ou seja, na prática, você deve atender aos requisitos para alcançá-lo. Afinal, de nada adianta, por exemplo, estabelecer a meta de guardar R$ 4.000 por mês se você ganha R$ 3.000.

Time-Based (baseado em tempo)

Todo objetivo deve ter uma data de início, de meio e de fim. Nesse sentido, é importante ter em mente que, se você não estabelecer um plano, com uma data limite, dificilmente conseguirá focar as ações necessárias para alcançar o seu propósito. Ou seja, o modelo SMART aumenta a clareza sobre as metas e os objetivos, tornando mais fácil manter o foco naquilo que precisa ser feito para alcançar o que foi proposto. Então, é um modo eficiente de tornar grandes sonhos, que pareciam impossíveis, em algo bem mais realista e viável. Agora que você sabe como crescer na carreira, já pode começar a colocar a mão na massa. Inicie por um bom planejamento e por uma gestão financeira eficiente. Esperamos que as dicas do post possam contribuir, de fato, para que o seu projeto de desenvolvimento profissional tenha muito sucesso. Gostou das informações trazidas no texto e quer saber mais? Sugerimos a leitura de outro conteúdo do nosso blog que aprofunda a questão da relação entre o crescimento profissional e as finanças para impulsionar a sua carreira.
por Emdia