Confira 7 dicas para você economizar no seguro veicular

11 de junho / 2021

A contratação do seguro é, sem dúvida, um serviço essencial para quem tem um veículo. De certa forma, ele deveria fazer parte da carteira de gastos ao adquirir esse bem, pois garante tranquilidade para conduzir o seu carro e oferece proteção em diversas situações.

Em geral, os valores de seguro veicular são definidos pela avaliação de riscos das seguradoras, que apresentam liberdade para estabelecer quanto valem os seus produtos.

Em alguns casos, esse serviço pode ultrapassar as suas finanças e pesar um pouco no bolso dos consumidores. Entretanto, por meio de algumas dicas simples, é possível gastar menos dinheiro com o seguro veicular sem infringir nenhuma regra.

Quer saber como economizar no seguro do seu carro? Acompanhe nosso artigo e conheça algumas dicas importantes para isso!

1. Faça simulações

Muitas pessoas ainda têm o costume de realizar compras sem pesquisar preços. Mas, se as suas finanças precisam do controle adequado, lembre-se da importância de pesquisar o preço do seguro no maior número possível de seguradoras. Dessa maneira, é possível avaliar a empresa mais vantajosa, sem prejudicar o seu bolso.

Portanto, não deixe de realizar a simulação do seguro antes de escolher. Nesse caso, solicitar a cotação online é uma ótima sugestão para evitar de ir a vários lugares ou perder horas no telefone. Por meio dela, um especialista tira suas dúvidas e fornece coberturas interessantes para o seu veículo.

2. Identifique quais carros oferecem um menor risco

Alguns seguros podem variar conforme o modelo do veículo, isso ocorre devido ao maior histórico de roubos e furtos dele. Essa condição é levada em conta pelas seguradoras, o que faz com o serviço fique um pouco mais caro.

Carros de luxo, antigos ou fora de linha, bem como os mais roubados, costumam ter um seguro bem mais caro que os demais. Logo, para economizar no seguro veicular, opte por um automóvel menos visado.

3. Pesquise diferentes seguradoras

Uma coisa é certa: escolher a primeira empresa que aparece não é melhor forma de gastar menos com o seguro do seu carro. Afinal, se você deseja mesmo economizar, é fundamental analisar diferentes propostas antes de fechar negócio, com ou sem um corretor.

Cada empresa trabalha com a análise de risco de um modo diferente, e isso pode influenciar o preço final do seguro. Por isso, diante de tantas ofertas de companhias, planos, coberturas e serviços, é necessário avaliar bem todas as condições na hora de definir a seguradora, além de ver se o contrato tem a ver com o seu perfil de uso. Ainda, como a política de preços entre as empresas é livre, não deixe de fazer cotações e esclarecer todas as dúvidas sobre os seguros ofertados.

4. Não contrate o que não precisa

Primeiramente, o segurado precisa avaliar o que de fato necessita e será útil para o seu veículo. Afinal, cada cobertura adicional, ou seja, aquela que pode ser escolhida e contratada de acordo com as suas necessidades (roubo e furto, danos elétricos, quebra de vidros, entre outros), apresenta um custo extra e a soma de tais serviços acaba superfaturando o valor final. Também existem algumas coberturas que não são interessantes e podem encarecer a contratação, como estacionamento livre, carro reserva, seguro para vidros, entre outras.

Por isso, o ideal é pesquisá-las individualmente e contratar somente as necessárias, compatíveis com os eventuais prejuízos que possam ocorrer. Isso fará você economizar mais dinheiro e ter o suporte que realmente precisa.

5. Escolha com cuidado o tipo da franquia

A franquia consiste na quantia que o cliente deve pagar em algum caso de sinistro, arcando com parte do prejuízo. Porém, o custo dela pode aumentar ou diminuir, o que influencia o preço do seguro. Por essa razão, quanto maior a franquia, menor o valor do seguro.

O ideal é não alterar a franquia com o objetivo de reduzir as parcelas do seguro. No final, isso pode sair mais caro do que o planejado, principalmente se os sinistros com o carro forem frequentes. Então, avalie cuidadosamente a escolha da franquia antes de fechar o contrato do seguro e busque o equilíbrio entre o valor do seguro e o da franquia.

6. Utilize um rastreador

Instalar um rastreador no veículo não só aumenta as chances de recuperá-lo em caso de roubo, como pode deixar o seguro ainda mais barato. Esse sistema é oferecido gratuitamente pela maioria das seguradoras. Caso o segurado já apresente um rastreador, então precisa se comprometer a deixá-lo ativo durante a vigência da apólice.

Algumas empresas costumam oferecer um desconto de até 30% na apólice, que pode variar de acordo com o carro e localização. Por meio dele, a seguradora reduz significativamente os riscos de ter de assumir uma indenização integral.

7. Saiba negociar

Depois de seguir todas as dicas anteriores, vem a parte mais importante: fechar negócio com a seguradora escolhida. Lembre-se de que saber negociar não é obrigação apenas dos corretores de seguro, como muitos pensam. Isso é muito útil, não só ao contratar um seguro, mas também para ficar livre de dívidas.

Como dito antes, o certo é nunca aceitar uma proposta de primeira, a regra é negociar sempre. Ao recusar a proposta inicial e pedir uma nova cotação ou buscar negociar os preços, é provável que você consiga valores melhores. Assim, quanto melhor a negociação, maiores as chances de deixar mais barato o seguro do seu carro, com um preço justo.

Vale ressaltar que a forma de pagamento interfere no valor total do serviço. Por isso, se tiver condições, realize o pagamento do seguro à vista, porque quase sempre as empresas oferecem descontos para esse tipo de quitação.

Como você pode ver, o seguro veicular não deve ser visto como uma despesa, mas sim como um investimento em segurança e tranquilidade. Por tal razão, economizar no seguro deve ser um dos seus objetivos financeiros. Para isso, siga essas dicas e encontre uma proteção completa e compatível com o seu orçamento, economizando na hora de contratá-la, sem deixar que o seu carro tenha toda a cobertura necessária.

Ainda com alguma dúvida? Confira nosso video!

Agora que já sabe como economizar no seguro veicular, que tal descobrir como economizar nas compras de supermercado e reduzir suas despesas? Leia agora mesmo o nosso artigo e fique por dentro do assunto!

Rodrigo

por Rodrigo