Como funciona o débito automático e quais as suas vantagens?

Como funciona o débito automático e quais as suas vantagens?

compartilhe no facebook compartilhe no linkedin compartilhe no whatsapp compartilhe no twitter
Tem dificuldade de lembrar da data de pagamento das contas? Não se preocupe, pois você não está só nessa! Diante de tantas despesas a serem pagas, é natural esquecer de uma ou outra. Porém, existem alguns recursos que podem ajudar muito nesse quesito. E um deles é o débito automático. Apesar de ser comum esquecer uma conta de vez em quando, os problemas ao atrasar os boletos não deixam de existir. Por isso, é importante fazer o máximo possível para acertar todas as despesas no dia correto. E é nesse contexto que o débito automático se mostra como uma excelente solução. Quer saber como funciona esse tipo de pagamento? Então acompanhe este post e veja como aproveitá-lo no dia a dia!

O que é débito automático?

O mercado de pagamentos inova cada vez mais, oferecendo diversas opções além do clássico crédito ou débito. Um exemplo disso é o pagamento programado de contas, que facilita muito o dia a dia de várias pessoas. O débito automático é uma variação do pagamento por meio do débito. Desse modo, o valor é descontado da conta durante uma compra. No entanto, dessa vez, é possível ir um pouco mais além. Com o débito automático, você pode agendar o pagamento das contas fixas, ou seja, aquelas despesas que vêm todo o mês, sabe? Com isso, não há mais a necessidade de se lembrar do dia do vencimento e de fazer todo o processo para pagar as dívidas. Tudo acontece da forma que você programou uma vez. Prático, não é?

Como funciona?

Para ajudar a entender como o débito automático funciona, vale a pena pensar em um serviço de streaming contratado com pagamento em crédito. A cada mês, em uma determinada data, o valor é cobrado no seu cartão, certo? A lógica é a mesma, mas, dessa vez, o sistema cadastrado é o de débito, em vez do de crédito. Ao contratar um serviço mensal, é possível programar o pagamento automático. Assim, o valor da dívida é descontado de sua conta na data estabelecida. É praticamente a mesma coisa que pagar as contas, porém, você não precisa fazer todo o procedimento de selecionar dívida por dívida para fazer o pagamento. Basta programar uma vez e todos os meses o processo é repetido. Fez sentido?

Quais são as principais vantagens?

Se você está se perguntando o que ganha com isso, saiba que a resposta é: muitos benefícios. A seguir, veja a lista das principais vantagens do débito automático!

Contas pagas em dia

Um dos maiores benefícios associados a esse tipo de pagamento é a automatização. Com isso, você não corre o risco de perder a data de vencimento dos boletos. O resultado? Nenhuma multa por atraso e de consciência tranquila, sem a preocupação por falhar ao compromisso. Além disso, vale a pena lembrar a importância de manter as contas em dia para ter um bom score. Ou seja, o débito automático pode auxiliar a ter um excelente crédito no mercado.

Economia

Só de não ter o perigo de pagar juros e multas de atraso nas contas, você desfruta de uma bela economia mensal. Acontece que é possível ter ainda mais vantagens na organização financeira. Saiba que alguns serviços oferecem descontos ao serem contratados com o débito automático. Por isso, verifique a possibilidade de pagar menos no valor total ao optar por essa forma de pagamento.

Praticidade

Quem tem uma rotina corrida sabe como trazer mais praticidade para o dia a dia ajuda, e muito! A boa notícia é que a maior parte das atividades financeiras, no que diz respeito ao pagamento de contas, pode ser automatizada ao optar por esse serviço. Dessa maneira, é possível ter uma melhor gestão de tempo no cotidiano, otimizar os processos e, é claro, ter a tranquilidade de que tudo está acontecendo conforme o planejado.

E suas desvantagens?

É claro que alguns pontos negativos também viriam, diante de uma solução tão interessante. Saber lidar com essas desvantagens é importante para fazer um bom uso do débito automático. Primeiramente, é preciso lembrar de ter o dinheiro na conta, nas datas corretas. Desse modo, torna-se ainda mais importante fazer uma boa organização das finanças no dia a dia. Outro ponto negativo é que alguns bancos podem cobrar pelos serviços de débito automático. Por isso, antes de optar por essa forma de pagamento, verifique se existem taxas adicionais. Se sim, há duas soluções. A primeira é observar se os descontos com o débito automático ultrapassam os valores que devem ser pagos para usar esse serviço. A outra é procurar por um banco que ofereça esse recurso de forma gratuita.

Quais os cuidados necessários ao escolher essa opção?

Assim como tudo na vida, é importante ter alguns cuidados para usar esse tipo de serviço. Como você viu, a organização financeira é uma palavra-chave. Afinal, ela garante que você terá o valor a ser debitado em conta e, assim, permitir que o pagamento seja concluído sem nenhum obstáculo. No entanto, é preciso ir além. Monitorar os gastos continua sendo importante, ainda mais com o débito automático. Caso isso não aconteça, um valor imprevisto em alguma conta pode passar despercebido. Outro ponto que vale a pena destacar: organize as contas que você tem um maior controle sobre o prazo e o valor. Parcelas do automóvel, despesas fixas da casa e fatura de cartão de crédito são exemplos de boletos que valem a pena programar o pagamento, pois têm uma data fixa de vencimento. No entanto, quando o assunto gira para aquelas despesas variáveis e que podem surgir em um valor muito acima do esperado, o pagamento manual é mais estratégico. Dessa forma, você consegue ter um controle maior sobre tais valores.

É possível cancelar essa opção depois de selecionada?

Mas e se você não gostar do débito automático e quiser cancelar os serviços? Nesse caso, saiba que é totalmente possível interromper a cobrança programada de suas contas. Para isso, basta apenas desabilitar essa função no próprio internet banking. Caso essa opção não esteja disponível no seu aplicativo, entre em contato com o banco e peça o cancelamento do débito automático. Gostou das vantagens de usar esse serviço? Então cadastre as suas contas fixas no débito automático e não se esqueça de manter uma boa gestão financeira para não ter nenhum problema com esse recurso. Curtiu as nossas dicas? Então siga os nossos perfis nas redes sociais para ver muito mais! Estamos no Instagram, no Facebook, no Twitter e no YouTube.
por Emdia