Score alto: saiba por que você deve buscar um

09 de março / 2022 (atualizado)

Se você está com o score baixo ou nome negativado e deseja resolver essa situação, não deixe de ler o artigo que preparamos para você!

Para muitos consumidores, comprar um imóvel ou um veículo com pagamento à vista nem sempre é possível, por isso muita gente recorre a empréstimos, financiamentos e até mesmo consórcios com parcelas que cabem no bolso.

Mas, para conceder o crédito, as instituições financeiras consultam o score do consumidor com o objetivo de descobrir quão bom pagante ele é e avaliar os riscos dessa concessão. Por isso, buscar uma pontuação alta nesse sistema é uma das principais formas de obter vantagens financeiras, já que um score alto facilita a aquisição de crédito e uma boa reputação no mercado.

Como muitas pessoas ainda não sabem muito bem de que forma funciona o score de crédito e o que fazer para aumentar essa pontuação, criamos este conteúdo para resolver o problema. Acompanhe a leitura e confira as vantagens de ter um score alto!

Por que ter score alto?

Antes de mais nada, podemos definir o score de crédito como um sistema de pontuação que classifica os consumidores em diferentes categorias que representam o potencial de pagamento das contas. Ou seja, mostra qual é a relação deles com crédito, dívidas, inadimplência e pagamentos.

Essa pontuação de score pode variar de 0 a 1000 pontos, e quanto mais alto for o valor do índice, melhor. Isso significa que as empresas consideram você um bom pagador, uma pessoa que honra com seus compromissos.

Sendo assim, o score de crédito é como um reflexo do seu comportamento financeiro e serve como uma fonte de pesquisa para as instituições financeiras decidirem conceder ou não crédito para você. E, quando essa pontuação é alta, indica que você está tomando boas decisões financeiras.

Portanto, ter um score de crédito alto quer dizer que você é um consumidor confiável, que paga suas contas em dia e que não tem restrições no nome. Por esse motivo, as empresas acreditam que não há risco em realizar empréstimos ou financiamentos, o que faz com que você seja mais bem visto no mercado e apresente boas oportunidades financeiras.

Aqui, é importante destacar que não necessariamente quem tem um score baixo não é confiável. Isso pode significar que a pessoa passou por problemas pontuais recentes relativos à vida financeira e isso afetou o score.

O que queremos dizer aqui é que o score funciona como uma espécie de histórico. Sabe aquela nota baixa da escola que derruba toda a sua média? Então, o mesmo acontece quando você deixa de pagar uma conta, mesmo que de maneira pontual: há reflexos diretos em seu score.

Quais os benefícios?

Além de ser um fator decisivo na aprovação de uma solicitação de crédito, o score alto, sem dúvida, abre muitas oportunidades e vantagens, tais como:

  • maiores chances de conseguir crédito;
  • condições de parcelamento mais atraentes;
  • oportunidade de negociar as dívidas;
  • aprovação mais rápida de solicitação de cartões de crédito;
  • menos burocracia na hora de contratar crédito;
  • possibilidade de obter empréstimos com valores altos;
  • facilidade para financiamento de um carro ou de um imóvel;
  • aumento do limite de cartão de crédito;
  • melhores condições de pagamento, com juros mais baixos.

É importante lembrar que o score não é o único critério utilizado pelas instituições financeiras para conceder financiamentos ou empréstimos. Porém, certamente, um score alto tem grande peso necessa decisão.

Como aumentar o score de crédito?

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que não existe fórmula mágica capaz de fazer seu score aumentar da noite para o dia, e sim boas práticas e comportamentos que possibilitam aumentar essa pontuação. Pensando nisso, separamos algumas dicas importantes que podem ajudar você nessa missão. Confira!

Pague as contas em dia

Para calcular a pontuação, diversos fatores são considerados, como histórico de dívidas, compromisso com pagamentos de contas, relacionamento com bancos e até hábitos de consumo em comparação à sua renda.

Por esse motivo, pagar as contas em dia deve ser prioridade. Fique atento ao vencimento dos boletos e, se puder, inclua as principais contas no débito automático. Assim, você não corre o risco de esquecê-las e ter seu nome negativado por qualquer descuido.

Mantenha seu CPF em dia

Para aumentar seu score de crédito, é preciso dizer adeus às dívidas e regularizar seu CPF. Sem isso, dificilmente você conseguirá mudar a forma que o mercado analisa o seu cadastro.

Nesse caso, o ideal é listar todas as pendências atuais, estabelecer suas prioridades e organizar o seu orçamento. Se você não tem reserva financeira, é possível realizar a negociação das dívidas com a ajuda de uma instituição especializada.

Negocie as dívidas com os credores

Outra dica importante é negociar suas dívidas em aberto diretamente com os credores para aumentar o seu score. Lembre-se de que uma conversa aberta em um local que você mantém uma boa relação pode gerar resultados melhores do que você imagina.

E a boa notícia é que essa negociação pode ser tranquila e descomplicada, afinal já existem empresas no mercado que oferecem esse serviço 100% online e com ótimas condições, como a emDia. Com isso, é possível evitar dores de cabeça e se planejar para adquirir aquele veículo tão sonhado.

Não acumule dívidas

Você já sabe que, para manter o score positivo e reforçar seu comportamento de bom pagador, é preciso manter o pagamento de suas contas e acordos sempre em dia. Mas, afinal, como fazer isso?

Uma ótima alternativa é não acumular contas e se endividar. Tenha cuidado ao assumir diversas compras parceladas e comprometer o limite do seu cartão de crédito por um longo período. O ideal é criar um planejamento financeiro pessoal para não correr o risco de ver o seu score cair.

Mantenha seu cadastro atualizado

Além de pagar as contas em dia e manter o CPF regularizado, é essencial cuidar para que o seu cadastro fique sempre atualizado nos órgãos de proteção de crédito — também conhecidos como birôs de créditos. Assim, você garante que suas informações estejam corretas.

Além disso, fique de olho no seu Cadastro Positivo, que é um tipo de currículo financeiro em que constam informações positivas sobre o consumidor. Isso ajuda sua pontuação a subir, pois mostra que você é um bom pagador.

Por fim, colocando todas essas dicas em prática, é possível manter o seu score alto e desfrutar de uma vida financeira organizada. Mas, se você acha que sua pontuação aumentará rapidamente, está enganado.

Não existe uma data definitiva para a atualização do score de crédito, por isso é difícil determinar com exatidão quanto tempo demora para aumentar. Portanto, lembre-se de manter as contas sempre em ordem e de melhorar os seus hábitos financeiros. O seu bom comportamento será determinante para que seu score esteja sempre nas alturas!

E aí, gostou do nosso artigo sobre score alto? Então aproveite a visita no blog e saiba como consultar o score de crédito!

Gabriella Araujo

por Gabriella Araujo