Limpei meu nome: como posso começar a investir dinheiro?

Limpei meu nome: como posso começar a investir dinheiro?

compartilhe no facebook compartilhe no linkedin compartilhe no whatsapp compartilhe no twitter
Ficar com o nome sujo é uma situação chata, pois limita o acesso ao crédito e pode fazer com que a pessoa perca boas oportunidades financeiras. Aliás, aqui na emDia a gente nem gosta de usar esse termo, nome sujo, porque dá a impressão de que quem tem dívidas não é digno e não acreditamos nisso. Por isso, em vez de nome sujo, preferimos usar CPF negativado. O fato é que quem tem dívidas e pendências passa por uma série de restrições. Com tudo em dia, a situação é diferente. Você pode, inclusive, começar a investir dinheiro para ter uma renda extra. Veja algumas sugestões para aplicar o seu dinheiro com mais segurança! [rock-convert-cta id="6757"]

Qual é a importância de investir o seu dinheiro?

Sabemos que é importante poupar dinheiro para garantir uma reserva de emergência, comprar um bem (imóvel ou veículo, por exemplo), para fazer uma faculdade ou mesmo uma viagem. Aplicar dinheiro na poupança ou reservar uma parte do seu salário são maneiras de criar um fundo. Mas há diferentes investimentos que podem ajudar você a alcançar seus objetivos. Os investimentos também podem garantir uma renda extra, para que você consiga realizar seus sonhos ou atender às necessidades mais imediatas. Além disso, eles podem ser um bom estímulo à educação financeira. Os investimentos nos ensinam a valorizar mais o nosso dinheiro, considerando que mesmo os ganhos pequenos podem ser vantajosos — afinal, gastamos dinheiro com coisas fúteis ao longo da vida, que não agregam nada de valioso ao nosso patrimônio.

Quais são as vantagens de investir?

Listamos dois dos principais benefícios de investir dinheiro. Confira!

Segurança financeira

Digamos que você tenha atravessado uma crise financeira devido a algum problema, como a perda do seu emprego. Por meio dos rendimentos que proporcionam, os investimentos podem ajudar a manter as dívidas longe da sua vida por algum tempo e enfrentar a situação sem tanto aperto.

Realização de sonhos

Os investimentos podem ajudar você a alcançar objetivos diferentes, como ampliação do patrimônio ou o planejamento para a aposentadoria. Resumindo: dinheiro bem investido pode ser uma segurança para o seu futuro e o da sua família.

Quais são os melhores tipos de investimentos para iniciantes?

Basicamente, os investimentos se dividem em:
  • renda fixa, que envolve menos riscos e ganho moderado (CDB, Tesouro Direto, LCI/LCA, debêntures, Letras de Câmbio);
  • renda variável, que envolve mais riscos e promete lucros maiores (COE, ações, moeda, imóveis).
Os fundos podem ser de renda fixa ou variável (ou uma combinação das duas). Listamos, a seguir, algumas formas de investir dinheiro para os iniciantes. Não citamos a poupança entre esses tipos de investimento justamente por já ser uma modalidade muito popular — e porque o retorno atual não é muito atrativo. De qualquer maneira, saiba que ela também é uma opção.

CDB

Para começar, que tal investir no Certificado de Depósito Bancário (CDB)? Os CDBs de curto prazo têm liquidez diária e oferecem bons rendimentos. Liquidez diária quer dizer que você tem liberdade para sacar o dinheiro quando quiser, sem levar prejuízo. Os certificados com prazos mais longos chegam a alcançar até mais de 120% do CDI — o indicador que serve como base para o cálculo dos rendimentos. Outra vantagem é que o CDB tem proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), ou seja, se o banco falir, seu dinheiro estará garantido.

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um investimento do governo federal, por isso, é muito seguro. Afinal, ninguém espera que dê algum problema com a Casa da Moeda, não é mesmo? Você pode começar aplicando valores bem baixos, a partir de R$ 30. Os rendimentos de alguns títulos do Tesouro Direto acompanham a inflação, ou seja, você nunca perde seu poder de compra. Outros acompanham a taxa básica de juros, que é determinada pelo Banco Central do Brasil. Se você quiser ter mais segurança, pode escolher um título com taxa fixa. Assim, não importa o que venha a acontecer no cenário econômico, os rendimentos não serão afetados. Enquanto o CDI e a taxa básica de juros podem aumentar ou diminuir ao longo do tempo, a taxa fixa permanece a mesma.

LCI e LCA

LCI e LCA são as Letras de Crédito Imobiliárias e do Agronegócio. Uma das principais vantagens é que você não precisa pagar Imposto de Renda sobre os seus rendimentos, como acontece com outros investimentos. Por outro lado, você precisa investir um valor mais alto.

Letras de Câmbio

As Letras de Câmbio oferecem bons rendimentos, mas você precisa pagar Imposto de Renda. Esse imposto é cobrado sobre os seus lucros (rendimentos). Quanto mais tempo tiver o investimento, menor é o valor que você vai pagar.

Debêntures

Não são apenas os bancos e o governo federal que oferecem opções de investimento: empresas privadas também oferecem. Estamos falando das debêntures, que oferecem bons rendimentos — maiores que os da poupança. Elas também podem ter uma taxa fixa, como os CDBs.

COE

O Certificado de Operações Estruturadas (COE) oferece rendimentos atrativos, e seus riscos são mais controlados. Além disso, você não corre o perigo de perder o dinheiro que investiu, como pode acontecer em outras aplicações. Por meio de COE, você investe com mais segurança em:
  • moedas;
  • ações;
  • boi gordo, café, milho e outras mercadorias.

Fundos

O dinheiro que você investe em fundos é direcionado à renda fixa, a imóveis e ações, dependendo do tipo de fundo. Existe um gestor que toma conta dos fundos, o que garante mais segurança para o investidor. Você não precisa ter um profundo conhecimento em ações para investir em fundos de ações nem compreender sobre renda fixa para aplicar dinheiro em fundos de renda fixa. Nessa modalidade de investimento, você deve escolher em qual tipo de fundo prefere investir. Para começar, os fundos de renda fixa são uma boa opção, com boa liquidez e perspectivas de alto rendimento. Além deles, você pode tentar:
  • os fundos multimercado, que combinam renda fixa com renda variável (recomendados para investidores mais agressivos);
  • os fundos imobiliários, que aplicam o dinheiro em imóveis, e o investidor recebe os rendimentos mensalmente (é possível aplicar pouco dinheiro e não há cobrança de Imposto de Renda).

Como começar a investir dinheiro?

Considerando que você já limpou seu nome, siga os seguintes passos para começar seus investimentos.

Defina objetivos

Analise quais são suas prioridades e o que você realmente deseja com os investimentos — comprar imóvel, viajar, preparar-se para a aposentadoria, aumentar o patrimônio, ter um fundo de reserva para emergências etc.

Poupe e planeje-se

Aprenda a economizar dinheiro, cortando gastos desnecessários e reduzindo despesas.

Identifique seu perfil de investidor

Os perfis básicos são conservador, moderado ou arrojado.

Escolha os investimentos

É importante diversificar, ou seja, optar por diferentes formas de investir dinheiro, mas sempre respeitando seu perfil de investidor.

Faça os aportes

É importante fazer aportes regulares, mas nada impede que você faça aportes únicos em alguns tipos de investimento. É possível investir dinheiro mesmo ganhando pouco. Ainda que não seja viável fazer aportes mensais, você pode aplicar dinheiro sempre que puder, de modo a ter alguns rendimentos. À medida que for se tornando mais confiante e os rendimentos aumentarem, você pode elevar o valor dos aportes. O que você pensa sobre investimentos? Tem interesse em investir seu dinheiro para melhorar sua renda ou garantir um futuro melhor? Então, comece a poupar e aproveite melhor todo o dinheiro que você recebe, inclusive o décimo terceiro salário!
por Emdia