Entenda como funciona uma recuperadora de crédito!

23 de dezembro / 2020 (atualizado)

Imprevistos no orçamento, desemprego e, até mesmo, falta de planejamento financeiro acontecem. E então, as dívidas começam a tirar nossa paz, não é mesmo? Quem está negativado tem pressa em resolver essa situação, pois isso gera uma série de problemas, como a impossibilidade de aprovação de empréstimos, de ter cartão de crédito ou de fazer compras em seu nome.

No entanto, devido à ansiedade em limpar o nome, muitas pessoas acabam aceitando condições que logo viram uma bola de neve de dívidas. Por isso, o ideal é contar com os serviços de uma recuperadora de crédito, que encontrará a melhor forma de quitar suas contas e devolver sua liberdade financeira.

Apesar de muitas pessoas já terem ouvido falar desse serviço, poucas entendem realmente como funciona e quais são seus benefícios. Se esse também é o seu caso, acompanhe o post e saiba mais sobre o assunto!

Afinal, o que é uma recuperadora de crédito?

mulher com expressão de dúvidas e contas matemáticas para entender o que é selic

Trata-se de uma excelente saída para devolver o poder de compra a quem deixou de ter crédito em algum momento e está com o nome negativado. Ou seja, é um procedimento de cobrança que se baseia em uma negociação amigável e benéfica tanto para o credor quanto para o devedor.

Para isso, são oferecidas condições mais flexíveis, permitindo que o consumidor consiga quitar suas contas e possa voltar a comprar a prazo. Tudo isso é feito de forma extrajudicial, o que significa que há menos burocracia, sendo muito mais rápido, prático e interessante para ambas as partes.

Qual é a diferença entre cobrança e recuperação?

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, esses dois termos não se tratam da mesma coisa. Embora nos dois casos haja o contato com o cliente para o pagamento de alguma dívida, são situações diferentes.

Na cobrança, a empresa entra em contato com o consumidor que tem alguma dívida em aberto. Ela apresentará algumas ofertas, mas talvez nenhuma delas seja uma boa alternativa. Então, nem sempre há um acordo.

Por sua vez, a recuperação tem o interesse de encontrar a melhor forma de resolver as pendências financeiras do cliente. Para isso, procura flexibilizar ao máximo os prazos e o valor dos juros, aumentando as chances de ele conseguir quitar o que deve. Vale lembrar que a recuperação só é feita para dívidas já negativadas.

Como funciona a recuperação de crédito?

menina com cartão de crédito em mãos negociando dívidas vencidas negativadas

As empresas recuperadoras de crédito têm a experiência e o conhecimento necessários para resolver o problema de contas não pagas. Sendo assim, atuam de duas formas:

  • quando são contratadas para intermediar negociações de dívidas específicas;
  • quando administram a carteira de clientes devedores de uma empresa.

Assim, há casos em que a recuperadora analisa as pendências e entra em contato com o consumidor para apresentar propostas para o pagamento do débito. Também há a possibilidade de o próprio cliente procurar uma recuperadora que tenha parceria com as empresas para as quais ele deve. Atualmente, é possível fazer isso de forma online, totalmente digital e grátis, o que torna o processo ainda mais fácil.

Basta fazer o cadastro no site e analisar as propostas. Caso não encontre a ideal, pode simular um novo valor e escolher alguma das alternativas disponíveis. As opções incluem desde descontos para pagamento à vista até prazos mais longos e redução de juros no caso de parcelamento.

Como dissemos, a intenção é sempre encontrar uma solução que seja benéfica para ambos os lados. Por esse motivo, não hesite em negociar com a empresa e, se necessário, apresentar uma contraproposta até chegar em uma forma de pagamento que seja viável.

Quais são os benefícios desse serviço?

Solucionar problemas de crédito é uma preocupação tanto para as empresas quanto para as pessoas que estão com contas atrasadas. Para as organizações, a inadimplência significa despesas e prejuízo no orçamento corporativo. Para os clientes, esse problema impede compras a prazo e o acesso a empréstimos, financiamentos e até score de crédito mais baixo.

Ou seja, há interesse dos dois lados. No entanto, muitos casos se estendem por um longo tempo (aumentando a dívida) justamente porque é difícil entrar em comum acordo com relação ao pagamento. A empresa precisa oferecer condições para que o cliente consiga cumprir seu objetivo financeiro, mas nem sempre têm a experiência necessário para isso.

O resultado é o aumento do prejuízo para a empresa, e o crescimento da dívida para o cliente e a redução das chances de um pagamento ser feito.

A seguir, confira algumas vantagens de contar com uma recuperadora.

Melhora no score de crédito

tablet demonstrando pontuação de 720 para score de crédito

Sempre que alguém pretende fazer uma compra a prazo ou empréstimo, a empresa faz uma análise para verificar as chances de receber totalmente o pagamento. Ou seja, ela observa qual o score de crédito do cliente, que é uma classificação que varia de 0 a 1000 e indica o perfil de pagamento de cada um.

Quanto mais perto de 1000, melhor é o histórico de bom pagador. Desse modo, uma recuperadora é essencial também para melhorar o seu score de crédito.

Agilidade na negociação

Normalmente, as cobranças judiciais demoram bastante tempo para serem avaliadas e mais um período até entrar em algum acordo. Quando isso acontece, todos os problemas decorrentes de um nome negativado permanecem até que tudo seja resolvido. Uma recuperadora de crédito pode solucionar o problema em um prazo bastante curto.

Retomada do poder de compra

Ninguém gosta de ficar com o nome sujo, sem ter como fazer novas compras, não é verdade? O cliente deseja regularizar sua situação e limpar seu nome, mas, geralmente, só não faz isso porque não são oferecidas condições que ele possa arcar. Por isso é importante contar com os serviços de quem possa intermediar uma negociação de forma amigável.

Outro ponto importante é que o nome ficará limpo em até 5 dias após a confirmação do primeiro pagamento, possibilitando que o cliente faça novas compras ou tenha acesso a linhas de crédito. Porém, é importante ressaltar que isso só será possível se não houver outras dívidas para o mesmo CPF.

Diminuição do estresse

Um procedimento de cobrança pode ser bem desgastante se não for conduzido da maneira correta. Além disso, é essencial que a empresa cobradora não constranja seu cliente, pois além de ser o que determina a lei, é uma maneira de preservar o bom relacionamento e manter as portas abertas para futuras compras.

Como a emDia pode ajudar na recuperação de crédito de forma 100% digital?

tela de celular com site da emDia aberto para negociar dívidas online

A emDia é uma Fintech do Grupo Santander. Isto é, uma empresa que oferece serviços financeiros 100% digitais para facilitar o seu dia a dia. Assim, você pode negociar suas dívidas sem sair de casa e sem enfrentar aquelas burocracias que desanimam qualquer um.

Pelo notebook, ou mesmo pelo celular, você consegue fazer acordos flexíveis, sem estourar seu orçamento, para recuperar sua liberdade financeira e limpar o seu nome já a partir do pagamento da primeira parcela, desde que não haja outras dívidas no mesmo nome. Com o auxílio da tecnologia e com a nossa experiência, tudo isso pode ser feito de uma maneira mais rápida, leve e tranquila.

Como você viu, contar com uma recuperadora de crédito idônea e de confiança é a chave para você colocar as contas em dia e se livrar das preocupações e transtornos que elas causam. Contando com a empresa certa e tendo um pouco de disciplina nas finanças, será fácil limpar seu nome e respirar aliviado!

Está pronto para recuperar seu poder de compra? Então, acesse o site da emDia e saiba como podemos ajudar você nessa conquista!

Ir para o site

Marcella Menasce

por Marcella Menasce