Presente de Natal barato: confira como economizar

Presente de Natal barato: confira como economizar

compartilhe no facebook compartilhe no linkedin compartilhe no whatsapp compartilhe no twitter
Com tanta gente para presentear no Natal, é normal que muitas pessoas percam o controle das contas e extrapolam o orçamento. Para evitar esse endividamento, é importante fazer escolhas inteligentes a fim de economizar e adquirir um presente de natal acessível. Para te ajudar a se planejar corretamente, separamos algumas dicas para você cumprir a missão de presentear as pessoas amadas, sem gastar muito. Acompanhe o artigo e saiba como economizar no presente de natal!

Defina um valor médio

O primeiro passo para economizar na compra de presentes de Natal é definir o valor médio que pretende gastar. Para isso, o ideal é pesquisar as melhores opções de produtos e realizar uma avaliação completa das suas finanças para, assim, estipular quanto pode gastar com as compras de fim de ano. Além disso, faça uma lista com a quantidade de presentes que deseja comprar. Assim, conforme a reserva disponível, você consegue estabelecer quanto pode ser dedicado a cada um. Isso também te ajudará a manter o foco maior na busca pelos produtos, já que é possível descartar automaticamente aqueles que excedem o limite máximo. Lembre-se de que, no Natal, não é apenas com os presentes que gastamos. Na maioria das vezes, a decoração, as viagens e as comidas também fazem parte da celebração. Então, é bom separar ainda o quanto gastará com tudo isso, assim fica mais fácil saber que tipo de presente você pode bancar, sem sair do orçamento planejado nem gastar todo o seu décimo terceiro salário.

Pesquise antes

Pesquisar os valores antes de comprar os presentes de Natal é o segredo para você economizar ainda mais. Afinal, dependendo da loja, um mesmo produto pode custar o dobro do valor. Ao pesquisar os preços, você não corre o risco de pagar um preço superior no produto. Além disso, é possível encontrar algumas promoções ou opções de pagamento bem vantajosas! Alguns sites de e-commerce, por exemplo, substituem a ida a comércios físicos e permitem a comparação de preços, indicando quais lojas apresentam as melhores alternativas. Mas não deixe de pesquisar também nos estabelecimentos físicos, sempre perguntando sobre condições de pagamento, garantia, descontos e outros pontos importantes.

Dê preferência pelo pagamento à vista

Para quem busca economizar nos presentes de Natal, comprá-los à vista é uma ótima escolha para não comprometer o orçamento dos meses seguintes. Fazendo isso, você ainda tem a chance de negociar descontos e conseguir os melhores benefícios. Se você abusar do cartão de crédito e dos parcelamentos, você corre o risco de perder o controle das finanças e gastar mais do que poderia. Além disso, embora existam diversos crediários facilitados nessa época do ano, pagando à vista é mais fácil obter economia em casa, tanto nos presentes quanto nas compras natalinas.

Aproveite as promoções

Algumas lojas e sites de compras coletivas começam a divulgar as promoções de fim de ano. Em geral, os descontos são bons, porém é necessário ficar de olho porque algumas promoções podem ser enganadoras. Por isso, ao optar por comprar um item em promoção, pesquise o valor do produto em outras lojas para se certificar de que não se trata de uma oferta falsa, com um desconto que deixa o valor do produto igual ao preço em outras lojas. Além disso, aproveite a concorrência entre as lojas neste período de festas e peça descontos nas compras. Muitas empresas oferecem bons descontos quando o cliente gasta um determinado valor. Portanto, mesmo que você queira economizar, avalie se vale a pena escolher as promoções. Lembre-se também de planejar as compras de Natal com antecedência, pois realizá-las em cima da hora pode ser uma dor de cabeça, e você acabará gastando um pouco mais.

Garimpe em várias lojas

Outra dica importante para não gastar mais do que é possível nos presentes de Natal é fugir das compras feitas por impulso e garimpar em diversas lojas. Isso serve principalmente para quem efetua as compras online. Antes de concluir a compra, verifique os preços nas lojas concorrentes, existem diversos estabelecimentos e sites que vendem o mesmo produto com valores diferentes. É possível fazer isso utilizando plataformas de pesquisa de preço, por exemplo. Assim você pode comparar valores, além de economizar também o seu tempo.

Conte com cashback

O cashback é uma das melhores formas de economizar nas compras de fim de ano. Isso porque você consegue receber parte do seu dinheiro investido de volta depois de aproveitar as ofertas. Em alguns bancos digitais, por exemplo, é possível receber cashback de diversas formas: fazendo compras em lojas selecionadas, utilizando o cartão de crédito ou investindo na instituição financeira. Por isso, se deseja obter sucesso com as compras de Natal, você pode dar preferência às redes ou lojas que ofereçam esse benefício ou que apresentem programas de fidelidade com pontos que, futuramente, possam ser trocados em cashback.

Faça um presente personalizado

Caso você perceba que o seu orçamento está apertado e realmente não haverá espaço para gastos extras, que tal fazer você mesmo um presente personalizado? Além de ser uma alternativa de compra mais barata, a personalização torna a lembrança única e especial. Se não tiver ideia do que fazer, pesquise na internet e inspire-se. O mais importante é usar a criatividade e aproveitar para mostrar o seu talento. Alguns exemplos são caixinhas de madeira ou de acrílico com fotos, tecidos ou pinturas, um kit com diversos itens de acordo com o interesse e a preferência da pessoa presenteada.

Confira presentes acessíveis

Agora que você já conhece algumas dicas importantes de compras de Natal, separamos ideias de presentes que você pode comprar por até 50 reais, são elas:
  • livros;
  • chinelos;
  • canecas;
  • acessórios;
  • porta-retratos;
  • agendas;
  • sabonetes;
  • creme hidratante corporal;
  • maquiagem;
  • almofadas;
  • camisetas masculinas e femininas.
Por fim, para que não tenha prejuízos financeiros no final do ano, basta seguir nossas dicas, assim suas compras não serão um empecilho. Lembre que tão importante quanto dar presentes de natal baratos ou caros a pessoas amadas, é fundamental manter sua saúde financeira. Portanto, evite comprometer seu orçamento com longas parcelas e garanta compras de sucesso! E aí, gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais, assim seus amigos também podem economizar nas compras de Natal!
por Emdia